O Festival Internacional de Cinema Feminino, conhecido como FEMINA, anunciou a chegada de sua 14ª edição, marcada para ocorrer entre os dias 13 e 18 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro. Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o evento destaca mais de 30 filmes dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias, provenientes de 35 países e oito estados brasileiros.
A abertura oficial do festival está agendada para o dia 12 de dezembro na Estação Net Botafogo, com a exibição, às 21h, do aguardado documentário norueguês ‘Canções de Terra’ (Songs of Earth), dirigido por Margreth Olin.
O filme, inédito no Brasil, é uma aposta da Noruega para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro em 2024 e retrata a jornada do pai da cineasta, aos 84 anos, explorando montanhas e paisagens nórdicas. A produção executiva do longa é assinada por Liv Ullmann e Win Wenders. A obra também será apresentada no CCBB RJ no sábado, dia 16 de dezembro.
Dentre os destaques da programação, encontram-se produções brasileiras como ‘Eu Deveria Estar Feliz’, dirigido por Claudia Priscilla, e ‘Sua Majestade, o Passinho’, de Carol Correia e Mannu Costa. Ainda, o filme ‘Upwards Tide’, da cineasta austríaca Daniela Zahlner, e ‘De onde nasce o Sol’, da espanhola Gabriele Stein, que promete encantar o público com sua abordagem única e cativante.
Além das exibições cinematográficas, o FEMINA também oferecerá sessões especiais e seminários dedicados a discutir questões relevantes, como a violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. Essas atividades buscam promover a conscientização e o diálogo em torno das temáticas femininas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.