Na sua 30ª edição, o Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade 2025 começa nesta quinta-feira (3), com exibição de 85 produções de 30 países, além de realizar conferências e debates sobre o universo cinematográfico.
A programação, que vai até o dia 13, é realizada em salas de São Paulo e do Rio de Janeiro, 100% gratuita. O festival traz documentários novos, produzidos entre 2024 e 2025 por cineastas brasileiros e estrangeiros.
Terão pré-estreia mundial nas sessões de abertura os filmes brasileiros Ritas, de Oswaldo Santana, e Viva Marília, de Zelito Viana, que narram as trajetórias da cantora Rita Lee e da atriz Marília Pêra.
Neste ano, o evento homenageia este ano a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do festival, com a exibição dos nove filmes dele. Já a retrospectiva internacional destaca a obra do diretor britânico Humphrey Jennings.
Na capital paulista, as exibições serão no CineSesc, no Instituto Moreira Salles e no Centro Cultural São Paulo. Também faz parte do circuito a Cinemateca Brasileira, onde será realizada a sessão de abertura para convidados. Já no Rio, as sessões ocorrem na Estação NET Botafogo, Estação NET Rio e CineCarioca José Wilker. Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria uma hora antes de cada exibição. A programação completa está disponível no site.
Ao fim do evento, quatro documentários serão premiados em cerimônia no dia 12 e os vencedores terão reapresentações especiais no último dia.