A noite de abertura do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no último sábado (30), foi marcada por homenagens à personalidades importantes para a área. Os documentaristas Delvair Montagner e Vladimir Carvalho — maior símbolo do cinema candango — foram homenageados pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV).
O cineasta Bruno Torres recebeu flores em homenagem póstuma à sua mãe, a produtora, cantora e atriz Mallú Moraes, que morreu neste ano.
A grande homenageada da noite foi a atriz Zezé Motta. A plateia do Cine Brasília ovacionou Zezé até sua chegada ao palco de pé. “Este prêmio é mais um incentivo para seguir esta caminhada”, disse a atriz. Segundo ela, o Troféu Candango pelo Conjunto da Obra dividirá espaço em sua estante com o seu primeiro Candango, recebido em 1975 por sua atuação em Xica da Silva, de Cacá Diegues.
Também durante a cerimônia foi inaugurada a Sala de Cinema Vladimir Carvalho, com uma homenagem ao documentarista paraibano-brasiliense, que morreu em outubro. A sala foi batizada com o nome do cineasta e professor que marcou a história do cinema brasileiro e brasiliense desde o final dos anos 1960.
Mostra Competitiva Nacional
A Mostra Competitiva Nacional, que é a principal e mais tradicional sessão do festival, começou no domingo (1º) com exibição dos curtas-metragens Chibo, de Gabriela Poester e Henrique Lahudee, e Maremoto, de Cristina Lima e Juliana Bezerra, seguidos do longa-metragem Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges. A programação em todos os endereços do festival será acompanhada de trilha sonora, com DJs, saraus e rodas de samba.
No mesmo dia foi realizada a mostra A Formação dos Brasis, que reúne, ao todo, quatro documentários que ajudam a compreender os aspectos formadores da cultura e da sociedade brasileira.
O professor, pesquisador e autor João Luiz Vieira recebeu a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes, pela contribuição à preservação da memória do cinema brasileiro, e a produtora Sara Silveira foi a homenageada do Prêmio Leila Diniz, que reconhece o trabalho de mulheres à frente ou atrás das câmeras.
O festival acontece até 7 de dezembro, no Cine Brasília (106/107 Sul), Cia. Lábios da Lua (Gama), Centro Universitário Estácio (Pistão Sul, Taguatinga) e Complexo Cultural de Planaltina. A programação completa pode ser conferida no site.