GPS Brasília comscore

Festival de Verão de Salvador: encontros apoteóticos de pré-Carnaval

Após dois anos de hiato por conta da pandemia, o **Festival de Verão de Salvador**, no Parque de Exposições, **voltou ao calendário oficial** da capital baiana antecipando o que promete ser um grande Carnaval na cidade.

No **primeiro dia**, ocorrido no sábado, 28, se apresentaram nomes como os rappers Felipe Ret e Orocchi. Criolo, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Margareth Menezes, Ivete Sangalo. Larissa Luz, Majur, Carlinhos Brown, o grupo Àttoxxà, Duda Beat e Luedji Luna. De acordo com a organização, o público de sábado foi de **40 mil pessoas**.

A proposta deste ano, coordenada pelo produtor **Zé Ricardo, consultor artístico do Festival**, era o **encontro de artistas no palco**. Assim, as apresentações foram chamadas de, por exemplo, _Criolo convida Ney Matogrosso_, _Ivete Sangalo convida Luedji Luna_, _Gilberto Gil convida Caetano Veloso_, entre outros.

**Criolo pede fim do extermínio indígena e chama Ney Matogrosso ao palco**

![Ney Matogrosso e Criolo / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_327823632_849955799641981_7587739525040053431_n_46e8e1f392.jpg)

O rapper Criolo foi a terceira atração da noite. O show foi aberto ao som de tambores e com Criolo puxando o coro de “_Chega de extermínio do povo indígena_” – repetido pela plateia.

Criolo abriu o show com as canções _Ogum, Pretos, Esquiva da Esgrima_, reforçando o **caráter político/social** de seu repertório

Convidado de sua apresentação, o cantor **Ney Matogrosso**, aos 81 anos, **foi ovacionado** pela plateia. A recepção dispensada a Ney mostra que o **público, sobretudo os jovens**, têm recebido muito bem os medalhões da MPB em festivais pelo Brasil.

Junto com Criolo, Ney, vestindo calça jeans e uma blusa de paetê prata, cantou _Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua_, que faz parte de sua turnê atual, assim como _Jardins da Babilônia_, do repertório de Rita Lee.

Entretanto, as duas **canções que levantaram de vez a plateia são das décadas de 1960 e 1970**: _Sangue Latino_, da época de Secos & Molhados, no qual Ney enfatizou “_O que me importa é não estar vencido_”, e o forró _Homem com H_, este último, com direito à **provocação para a plateia**, bem ao seu estilo.

**Caetano Veloso e Gilberto Gil homenagearam Gal Costa**

![Gilberto Gil e Caetano Veloso antes do show / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_327584766_1262635861268206_9102762932658196036_n_acd9e3a5a9.jpg)

Gilberto Gil abriu sua apresentação, **acompanhado da família** no palco, ao som de seus principais sucessos. _Vamos Fugir, Tempo Rei, Esotérico, Andar com Fé e Back in Bahia_.

A entrada de Caetano no palco se deu ao som de _São Salvador_, música de Dorival Caymmi que **exalta a capital baiana**. Um pouco antes, Gil comemorou o fato da cidade “_estar cheia_” e da **volta dos eventos** depois da pandemia.

Gil tocou sua guitarra para Caetano cantar _Sem Samba Não Dá_, música de seu mais recente álbum, _Meu Coco_, que ganhou destaque. Em seguida, Caetano disse que os dois cantariam uma das poucas **composições que fizeram juntos__.

“_Essa canção nós fizemos para Gal cantar e vamos cantar agora para ela_”, disse. **”_Para sempre, Gal_”**, arrematou Caetano. A plateia cantou junto e **a temperatura da apresentação subiu**.

A próxima canção, _Odara_, foi executada com arranjo referente à gravação original de Caetano, do disco _Bicho_. Gil e Caetano encerraram sua apresentação com _A Luz de Tieta_, de **refrão irresistível** para a plateia, e _Toda Menina Baiana_.

Eles foram sucedidos no palco pelo encontro entre Carlinhos Brown e o grupo Àttoxxà, algo **cheio de simbologia** dentro da música afro pop baiana. A banda abriu a apresentação com _O Guarani_, do maestro Carlos Gomes. Brown **pediu uma maior participação** do público – no que foi atendido.

Brown **prestou homenagem a Erasmo Carlos** ao chamar para o palco a cantora e compositora recifense Duda Beat. Eles cantaram juntos _Mais Um Na Multidão_, parceria de Brown e Marisa Monte, gravada por Erasmo.

![Majur e Xamã / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_327828042_1234706530812163_4078474166443831503_n_b63e2a709e.jpg)

A cantora e agora ministra **Margareth Menezes participou do festival e recebeu no palco as cantoras Larissa Luz e Majur**. Margareth, que pouco antes de subir ao palco disse à imprensa que não estava no festival para falar sobre questões do Ministério da Cultura, ao se dirigir à área do camarim após sua apresentação, foi saudada com gritos de “ministra” por um grupo de fãs.

**Larissa Luz foi anunciada como sucessora de Margareth no comando do Bloco dos Mascarados**. Ivete Sangalo antecipa a temperatura do Carnaval baiano. Assim como o Festival de Verão, **o Carnaval de rua de Salvador também volta a ocorrer neste ano** após o isolamento em função da pandemia de Covid.

A cantora Ivete Sangalo, que neste ano vai abrir a folia baiana, com transmissão ao vivo da TV Globo, lançou recentemente o EP _Chega Mais_, com cinco músicas voltadas para o carnaval. “_Aqui é o ensaio para o que será o Carnaval_”, disse a cantora ao público.

![Ivete Sangalo no Festival de Verão / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_326526183_489087293389068_9059004617635235313_n_462d7aa92a.jpg)

No palco do festival, Ivete cantou as novas _Cria da Ivete, Rua da Saudade e Se Saia_. De sucessos, _So Love, Tá Solteira, Faraó Olodum e Beleza Rara_.

Em participação especial, Luedji Luna cantou a lambada _Chorando Se Foi e Acalanto_. Em presença não anunciada anteriormente, Vanessa da Mata dividiu com Ivete a música _Tudo Bateu_, que elas gravaram juntas, e Eva.

O Festival de Verão de Salvador **continua neste domingo, 29** de janeiro, com a apresentação de nomes como Xamã, Gilsons, Jão, Pitty, Léo Santtana, Alcione, Luiza Sonza, Ludmilla, entre outros.

Para **2024**, a produção anunciou, na noite de sábado, as cantoras **Daniela Mercury e Iza**.

Veja também

Com colaborações de Caio Caldas e G. Galeria, linha da …

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI