O trailer é de 2015 e a produção de 2014, mas o filme é novinho em folha. A produção brasileira “Sem Coração”, originalmente foi feita como curta-metragem, mas após uma união entre Brasil, Itália e França, a produção tornou-se longa-metragem e está nas telinhas do Festival de Veneza deste ano, que inicia dia 30 de agosto, além de ser o único brasileiro a concorrer prêmios na disputa.
É uma mulher que está por trás dessa história, Nara Normande, que também já tinha dirigido o curta. Ao lado dela, Tião, que também codirigiu o longa com Nara. A narrativa se passa em Alagoas e a maior parte dos atores são moradores locais, valorizando a cultura nordestina e a vivência real dos habitantes alagoanos.
Qual é o assunto do filme? Amor. Tamara é conhecida por não ter coração — daí que vem o nome do filme –, mas acaba observada por Léo, um garoto que foi passar férias na casa do primo. A menina está de saída: são as suas últimas semanas na vila pesqueira, porque ela está prestes a ir para Brasília para estudar.
São poucos dias até que esse amor desenvolva-se. Mas entre mistérios e as descobertas da juventude, o filme mostra o amadurecimento dos personagens e expõe, ainda, o preconceito sofrido por Tamara. Apesar disso também ressalta a força da amizade mostrando que o amor é ativo, não passivo.
Confira o trailer:
A história promete arrastar corações e suspiros pelo festival. Na produção, inclusive, uma forte equipe, como a francesa Emilie Lesclaux e o brasileiro Kleber Mendonça Filho.
Confira imagens do longa-metragem: