Categories: Club

Festival de Curitiba começa com aposta na representatividade

Quando o espetáculo Hamlet, da companhia peruana Teatro La Plaza, abrir para o público o Festival de Curitiba nesta terça, 28, será dado o tom da 31ª edição da maior mostra de artes cênicas do País. A montagem, dirigida por Chela De Ferrari, que terá sessão única no Teatro Guaíra, faz uma livre adaptação da obra de Shakespeare com atores com Síndrome de Down. O questionamento do príncipe da Dinamarca – “ser ou não ser” – pode ser aplicado a, entre outras reflexões, como seria um mundo em que todos tivessem as mesmas oportunidades. “O objetivo é fazer um festival para todos, todos os artistas e todos os públicos”, explica Fabíula Passini, uma das diretoras do evento.

 

Entre hoje e 9 de abril, mais de 300 espetáculos serão vistos em 60 espaços da cidade, movimentando quase 1.800 artistas. Grande parte desta grade foi selecionada por três curadores, a pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e produtora Giovana Soar e o crítico Patrick Pessoa, que buscaram valorizar a representatividade. Temáticas sociais, inclusivas e identitárias permeiam as atrações e, mesmo nas peças de maior apelo comercial, o conceito é facilmente identificado.

 

Foto: Cortesia

 

Última direção de Jô Soares (1938-2022), o thriller Gaslight – Uma Relação Tóxica enfoca um casal (os atores Giovani Tozi e Erica Montanheiro) enredado no abuso psicológico. A comédia Intimidade Indecente, com Marcos Caruso e Eliane Giardini, traz um homem e uma mulher que, com o avanço das décadas, se confrontam com o etarismo. Até os bailarinos do Grupo Corpo tratam das interdições do mundo pandêmico e da violência nas coreografias PrimaveraBreu.

 

A atriz Vera Holtz deve surpreender com o solo Ficções, em que questiona as mazelas do mundo contemporâneo. E, se é para ter musical, uma das escolhas recaiu sobre O Bem-Amado, versão do clássico político de Dias Gomes, com Cassio Scapin à frente do elenco e canções de Zeca Baleiro. Uma atração estrangeira capaz de gerar expectativa é Square, da companhia holandesa Wunderbaum, que busca ressignificar as áreas públicas e poderá ser vista na Praça Santos Andrade.

 

Outro musical é Brenda Lee e o Palácio das Princesas, protagonizado por Verónica Valenttino, a primeira atriz trans a vencer o Prêmio Shell, que trata do preconceito aos pessoas soropositivas. Quem também levou o Shell foi a dramaturga Dione Carlos por Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, peça sobre a opressão contra as mulheres. Entre as estreias nacionais aparecem O Tempo e a Sala, que marca o reencontro de vários atores paranaenses como Simone Spoladore, Leandro Daniel, Rodrigo Ferrarini e Ranieri Gonzales. A atriz Nena Inoue também lança o solo Sobrevivente, que investiga suas origens étnicas e o apagamento das mulheres de sua família.

 

DESAFIOS

 

Giovana Soar reconhece que Curitiba é considerada uma cidade conservadora e afirma que a programação pretende realmente desafiar um público menos aberto às novidades. “Não queremos que ninguém vá embora no meio de um espetáculo, a nossa intenção é agregar, mas achamos pertinentes mostrar diferentes manifestações até como forma de provocar o público”, justifica.

 

Fabíula Passini ressalta que não existe qualquer intenção de deixar o espectador tradicional na mão, pelo contrário, o objetivo é ampliar o alcance dos temas escolhidos. Tanto que o pensamento não fica restrito a Curitiba. O festival busca dialogar com outras mostras e, por isso, convidou este ano 28 produtores e curadores de vários Estados que poderão descobrir talentos. “Tem muita gente que vem pela primeira vez ao festival, como o Quatroloscinco (MG), a Cia. Dos à Deux (RJ), e o Grupo Carmin (RN), e nosso papel é incentivar a circulação”, diz Fabíula.

 

*As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Nova viagem da Four Seasons custa mais de R$ 1 milhão por casal

Experiência em private jet da rede de hotéis de luxo passa por nove países em…

36 minutos ago

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

13 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

14 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

14 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

14 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

15 horas ago