GPS Brasília comscore

Festival de Cannes tem tradição internacional e brasileiros premiados

O Festival de Cinema de Cannes, que vai de 16 a 27 de maio, é um dos três mais importantes do mundo. A mostra internacional é responsável por exibir e premiar produções do mundo inteiro. Ao contrário do Oscar, focado em em Hollywood, traz mais destaque a produções do mundo todo.

 

A criação do festival se deu em 1946, como resposta à influência fascista no Festival Internacional de Cinema de Veneza. À época, esse era o único grande evento de renome mundial. Mais tarde, nos anos 1950, foi criado o Festival de Cinema de Berlim. Ao lado de Cannes, os três festivais são as mostras internacionais mais famosas.

 

O melhor filme do ano é premiado com a Palma de Ouro. Os longas metragens também participam das premiações em outras categorias. O Grande Prêmio é dado ao filme com maior originalidade. O Prêmio do Júri é autoexplicativo. Também são escolhidos as melhores interpretações masculinas e femininas, além de direção e roteiro.

 

A cidade

Cannes está voltada ao Mar Mediterrâneo e localizada na Cote D’Azur – em português, Costa Azul ou Riviera Francesa. Até o século XIX, era uma vila de pescadores, mas foi descoberta como destino turístico pela aristocracia. Casas de férias foram construídas e a cidade francesa ganhou destaque.

 

Em maio, quando tradicionalmente ocorre o festival, o destino já é movimentado. Entretanto, a temporada turística segue agitada durante o verão europeu, que começa no fim de junho.

 

A localidade está a 900 km da capital de Paris e 67 km de distância da fronteira com Itália.

 

Brasileiros

A única Palma de Ouro concedida a um longa metragem brasileiro foi conquistada por O Pagador de Promessas, em 1962. O filme é do cineasta Anselmo Duarte, morto em 2009. O aclamado diretor Glauber Rocha foi indicado ao prêmio principal por três filmes, Deus e o diabo na terra do sol, Terra em transe e O dragão da maldade contra o santo guerreiro. Rocha foi premiado como melhor diretor em 1969, no último dos três filmes indicados.

 

Cacá Diegues concorreu com as produções Bye bye Brasil, Quilombo e Um trem para as estrelas. Já Walter Salles foi indicado à Palma de Ouro por Diários de Motocicleta, Linha de Passe e On the road. As atrizes Fernanda Torres e Sandra Corveloni foram laureadas em 1986 e 2008, respectivamente.

 

Em 2019, Bacurau, dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi eleito como a escolha do júri.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.