GPS Brasília comscore

Ferrari volta à pole com Charles Leclerc

Anna Salles
Especial para o GPS Brasília

Meia-noite em ponto, sem atrasos, foi dada a largada para a primeira qualificação do GP de Las Vegas, após mais de 40 anos sem provas pela Fórmula 1 na cidade. Entre resultados esperados e inusitados, a formação do grid para a corrida deste domingo (19) parece prometer um bom espetáculo. Resta apenas saber se o traçado nas ruas permitirá com que os pilotos demonstrem todas as suas habilidades.

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, larga na pole position, com o tricampeão Max Verstappen em segundo, formando a primeira fila. A seguir, estarão George Russel, da Mercedes, e Pierres Gasly, da Alpine. A terceira fila terá as duas Williams, com Alexa Albon em quinto e Logan Sargent em sexto.

O fator surpresa deu as caras logo no treino livre, realizado antes das três classificatórias.  Com o público de volta às arquibancadas, foi Russell quem assumiu a primeira posição do treino, seguido por Oscar Piastri, da MacLaren, e por  Sargent, em terceiro. A boa notícia é que as tampas de bueiro todas ficaram em seu devido lugar, e o nível de aderência da pista parece ter melhorado muito, aumentando mais a cada volta que os carros deixavam borracha de pneu no asfalto.

Agora para valer
Charles Leclerc, da Ferrari, largou e se manteve à frente por grande parte dos 15 minutos do primeiro treino de qualificação.
A situação não foi tão fácil para os pilotos da McLaren, nem para Esteban Ocon. Lando Norris criticou Sergio Perez, da Red Bull, por “entrar completamente na minha frente” durante a sua primeira volta com pneus macios e seu companheiro de equipe e Oscar Piastri, raspou seu carro na parede. Esteban Ocon, da Alpine, se envolveu em um incidente estranho com o tricampeão Max Verstappen já no final da Q1, quando ambos brigavam por posições. O resultado final da Q1 foi que Norris, Ocon, Guanyu Zhou, Piastri e Yuki Tsunoda ficaram fora da próxima rodada.

A Q2 viu pilotos como Lewis Hamilton e Sergio Perez perderem a chance de brigar pela pole, abrindo espaço para as Williams de Logan Sargent e Alex Albon conseguirem o seu lugar na Q3. Assim, Hamilton, Perez, Niko Hulkenberg, Lance Stroll e Daniel Ricciardo foram desclassificados.

No Q3, mais uma vez a Ferrari de Charles Leclerc disparou na frente e largará na pole. A surpresa da fase final da qualificação foi a Williams, que largará em quinto, com Alex Albon, e em sexto, com Logan Sargent (que largou em 20° nos últimos 5 GPs).  Também com bons resultados, Kevin Magnussen largará em oitavo pela Haas, Valtteri Bottas em sétimo pela Alfa Romeo, e Pierre Gasly em quarto, pela Alpine. Os dois pilotos da Mercedes fizeram mudanças nos ajustes de seus carros para a qualificatória, de acordo com Andrew Shovlin, engenheiro de Hamilton, mas os ajustes funcionaram melhor apenas para George Russel, que irá largar em terceiro na corrida.

 

Decisão controversa
O assunto mais comentado após o treino de qualificação foi o resultado de Carlos Sainz, que ficou a meros 27 milésimos de segundo do seu companheiro de Ferrari e poderia largar em segundo, à frente do tricampeão mundial Max Verstappen, não fosse a penalidade de 10 posições que recebeu após o incidente do bueiro na sexta-feira (17), que além de tudo custou US$ 1.5 milhão para a Ferrari.

Para Max Verstappen, as regras têm que mudar nessas situações. “É a mesma coisa quando você é tirado da corrida e perde partes após um acidente grande. As regras tem de deixar com que você pegue partes novas sem penalidade. As equipes também não deveriam ter fala nesse tipo de coisa. Claro que elas votarão contra isso. Nesse ambiente político em que estamos, cada time pensa em si mesmo”, destacou.

Chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur lamentou o prejuízo e a perda de posições. “O assoalho, o motor e a bateria foram completamente danificados. Acho que isso é simplesmente inaceitável. E podia ser ainda pior. Isso vai custar uma fortuna para a Ferrari”, emendou. Já Carlos Sainz criticou a decisão. “Logo após o fim da Q2, a equipe me comunicou que eu teria uma penalidade de 10 posições no grid, por algo que eu não tenho culpa e nem o time tem culpa. Você obviamente pode imaginar o quão desacreditado e em choque eu estou com a situação, e não vão me ver muito feliz esse final de semana”, contou.

Veja também

Viver ou visitar São Paulo é uma verdadeira aventura gastronômica, …

Ao longo da história, as cidades já superaram grandes guerras, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI