Após a acirrada disputa pelo sétimo lugar no Grande Prêmio da Áustria, Fernando Alonso elogiou Gabriel Bortoleto, a quem classificou como destaque da geração. “A briga foi boa, algumas curvas lado a lado, sempre com respeito. Pilotamos assim algumas vezes nos karts e em simuladores quando fazemos sessões juntos. Foi uma réplica disso e desta vez cruzei a linha de chegada antes, o que me dá alguma satisfação”, disse Alonso à revista Motorsports.
O oitavo lugar com a Sauber rendeu a Bortoleto seus primeiros pontos no Mundial de pilotos.“Eu disse no ano passado em Abu Dabi que ele é o melhor desta geração. Ele venceu a F-3 e a F-2 como estreante, sem testes e com versões mais antigas dos carros, sem programas de TPC, sem nada. E chegando à F-1, ele ainda entrega esse trabalho incrível”, argumentou Alonso, bicampeão mundial da categoria.
Na disputa com Alonso, Bortoleto botou pressão nas últimas voltas sobre o rival da Aston Martin e esteve muito perto de terminar a corrida em sétimo. Com o oitavo lugar, o brasileiro aparece no 19º posto, com quatro pontos. Alonso abriu a possibilidade de outros jovens adversários alcançarem o sucesso antes de Bortoleto. Mas fazendo uma relação com um trabalho de longo prazo, ele disse que o brasileiro tem tudo para se consolidar como um piloto de ponta.
Talvez alguns outros alcancem o sucesso antes (na Fórmula 1), mas, eventualmente, a longo prazo, ele sempre virá como o melhor desta geração”, completou Alonso.