GPS Brasília comscore

Fernanda Gonzaga fala sobre sua relação com a poesia

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, celebra-se o **Dia do Poeta**, aquele profissional que domina a arte de compor ou escrever versos. “_Poesia não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede: procure ser árvore_”, escreveu Manoel de Barros, um dos escritores favoritos de **Fernanda Gonzaga**, poetisa brasiliense e colunista do **GPS**.

Advogada de formação e atuação, ela divide seu tempo entre o Direito e a Literatura, e prepara-se agora para o lançamento de seu segundo livro de poesias, **_Antes de ler, amor_**, no dia 9 de novembro. “_A poesia ocupa um status de **liberdade** para mim, forma de cura, de entender o meu próprio processo em diversas áreas da minha vida_”, explica.

![Fernanda Gonzaga (Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/296175036_419122430271808_3995052254784993538_n_2d3195d282.jpg)

**Como tudo começou**

Apesar de vir de uma família conectada profundamente com o Direito, Fernanda também se inclinou para o lado artístico por influência de seus pais, Admar Gonzaga Neto e Sonia Gontijo Chagas, tios, avós e irmão, o ator Henrique Gonzaga. “_Toda a minha família tem uma **expressão artística muito forte**_”, conta ela, que começou a escrever aos **13 anos** de idade, quando passava por um momento difícil em sua vida.

“_Brinco que **a poesia me escolheu**, porque 13 anos não é uma idade em que as pessoas fazem escolhas muito objetivas ou conscientes. Eu estava passando por dias complicados e **precisava me expressar** de alguma forma. Foi quando comecei a escrever, como se estivesse preenchendo um diário_”, detalha. Anos mais tarde, os textos escritos ao longo de 12 anos foram compilados em seu primeiro livro, _**Até onde vai a rima**_, lançado em 2019.

No entanto, Fernanda não se vê deixando de lado a profissão de advogada. “_Acho que o Direito, a advocacia e a argumentação são muito **similares** à poesia no sentido de que você está **tentando convencer** o seu leitor de um ponto de vista. Você está sempre mostrando como você pensa e tentando fazer aquele ponto prevalecer_”, defende.

**Mercado literário**

“_É complicado falar sobre o mercado literário porque esta é uma geração mais **imediatista**, que não lê mais_”, define a escritora. Para ela, o futuro da literatura é incerto, porém, ao mesmo tempo, a poesia consegue quebrar barreiras justamente por não ser um livro de ficção, por exemplo, e possibilitar a leitura em “_**doses homeopáticas**_”.

Segundo ela, o **tamanho mais curto** dos textos também pode ser visto como um incentivo à leitura para pessoas que talvez não tenham tanta vontade ou paciência para iniciar um livro maior. Outro destaque de Fernanda vai para a **dinamicidade** dos poemas. “_Essa sensação de poder abrir o livro, quase que como em um jogo, e ver em qual texto vai cair, é incrível_”, afirma.

Fernanda ainda observa um fenômeno que sai das folhas de papel e chega às páginas virtuais das redes sociais. “_Acredito que o momento atual da poesia foi muito influenciado pelo Instagram, por ‘**poemas-fotos**’, que são aqueles que conseguimos colocar em formato de post ou de stories, mais curtos_”, aponta.

>“_Vejo essa tendência de ‘**poemas-frases**’, um movimento frasista da poesia, e uma poesia que seja mais interessante recitada. Os poemas são feitos com mais **brincadeiras de palavras** do que com rimas propriamente, mais para ser falado, **versejado**, do que escrito_”, destaca.

Em seu perfil no [Instagram](https://www.instagram.com/p/Chcziy_OE1p/), ela compartilha algumas poesias de autoria própria em forma de imagem, texto e também recitados.

Aqui no nosso site, Fernanda também publicará quinzenalmente seus textos. Para a estreia em nosso portal, ela escreveu _A tua casca me descasca_, confira clicando [aqui](https://gpslifetime.com.br/materia/a-tua-casca-me-descasca) e fique ligado nos próximos dias!

**Lançamento do livro**

O segundo livro de Fernanda Gonzaga, intitulado _**Antes de ler, amor**_, será lançado no dia 9 de novembro em Brasília e 24 de novembro em Balneário Camboriú. “_Diferente do primeiro, este livro é **mais objetivo** e eu quis trazer um tema específico em que brinco muito com a palavra ‘amor’_”, conta.

Outra novidade sobre a obra é que o livro foi produzido de maneira totalmente **independente** por Fernanda, que participou de todas as etapas desde a criação e edição até a publicação. “_Representa um momento mais **maduro** meu e da minha poesia_”, revela.

**Planos futuros**

Ainda sem data concreta para os próximos projetos, a poetisa compartilhou com o **GPS** desejos que pretende realizar no futuro. “_Quero que meu terceiro livro seja escrito em **inglês**_”, entrega Fernanda, que por ter muitos amigos estrangeiros, frustra-se ao saber que eles não conseguem ler seus textos. “_Será um **desafio pessoal** para eu realmente ter uma sensação de como será a receptividade internacional para a forma que eu escrevo._”

Outro projeto é um livro com **365 poemas** para serem lidos ao longo do ano **diariamente** como uma forma de **oração**. “_Tenho uma relação muito forte com Deus, gostaria de **honrar e agradecer** a ele porque a escrita é um **dom** que ele me deu. Então, seria uma forma de falar sobre ele por meio de um presente que ele me deu em um momento difícil da minha vida_”, confessa.

**Indicações**

Por fim, Fernanda Gonzaga indica dez autores, entre os mais clássicos e os contemporâneos, que merecem ser exaltados no Dia do Poeta:

**Clássicos**:
– Manoel de Barros
– Fernando Pessoa
– João Cabral de Melo Neto
– Paulo Leminski
– Wislawa Szymborska

**Atuais**:
– Rupi Kaur
– Ana Martins Marques
– Fabricio Carpinejar
– Simone Brantes
– Nicolas Behr

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.