Com o objetivo de celebrar a riqueza da arte brasileira, a segunda edição do SP-Arte Rotas Brasileiras acontecerá de 30 de agosto a 3 de setembro, na Arca, localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo. A feira apresentará projetos selecionados que valorizam a diversidade e a produção artística de todo o território nacional. Neste ano, o evento contará com 70 projetos curados e mais de 300 artistas. O SP-Arte Rotas é inspirado no SP-Arte, o maior encontro de arte e design do país, que ocorre há duas décadas e reúne galerias, editoras, revistas, museus e instituições.
Os ingressos estarão à venda a partir de agosto, por meio do aplicativo SP-Arte. Na plataforma, os visitantes poderão acessar todo o conteúdo da feira, além de conferir a agenda cultural de São Paulo.
“Rotas Brasileiras” propõe repensar as fronteiras entre o erudito e o popular, o centro e a periferia, o comercial e o institucional. Ao trazer mais perguntas do que respostas, a feira busca ampliar perspectivas, diversificar narrativas e quebrar estereótipos. É um evento em que queremos que as pessoas se identifiquem com as raízes nacionais, ao mesmo tempo em que traz dinamismo e renovação ao mercado”, afirma a diretora, Fernanda Feitosa.
Na galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, os visitantes poderão apreciar relevos de parede e esculturas verticais produzidas por Erika Verzutti em cerâmica, em colaboração com a Cerâmica Suro, de Guadalajara. Já na galeria Almeida & Dale, será possível conferir pinturas que retratam o frevo, o samba, o carnaval e a vida nos subúrbios da cidade, da coleção do carioca Heitor dos Prazeres.
Com curadoria de Cristiano Raimondi, a galeria Marco Zero homenageará o Movimento Armorial, criado em 1970, cujo principal idealizador foi o dramaturgo e escritor Ariano Suassuna. A exposição apresentará obras de artistas como Suassuna, Gilvan Samico, Bozó Bacamarte, Romero de Andrade Lima e Miguel dos Santos. Na galeria Millan, obras de José Bento, Daiara Tukano e Henrique Oliveira enfatizarão as mudanças climáticas e a preservação ambiental.
A galeria Caribé apostará no trabalhador rural autodidata paulista José Antônio da Silva e no escultor, pintor, gravador e fotógrafo polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. O primeiro apresentará pinturas, escrita, escultura e repentes, enquanto o segundo cria suas obras com foco na defesa do meio ambiente.
Além das galerias, a SP-Arte Rotas Brasileiras contará com projetos especiais, como Sertão Negro, Novos para Nós, Igreja do Reino da Arte, Xiloceasa e GDA. A feira também oferecerá audioguias temáticos produzidos por curadores convidados, disponíveis no Spotify, visitas guiadas e conversas com artistas. No dia 19 de agosto, terá início o Circuito SP-Arte, com a abertura de uma exposição individual de Maxwell Alexandre na Casa SP-Arte. Essa programação abrange atividades promovidas por expositores em diferentes locais da cidade, como coquetéis, aberturas, conversas, visitas guiadas e ateliês abertos, entre outros.
SP-Arte Rotas Brasileiras 2023
Quando: 30 de agosto a 3 de setembro
Onde: ARCA – Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina