Durante o encontro na Bolsa de Turismo de Lisboa (Better Tourism Lisbon Travel Market – BTL), maior evento do setor em Portugal, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, promovem Brasília como destino turístico e destacam algumas atrações brasilienses. Reconhecida e premiada como novidade do ano de 2024, a Casa de Chá foi um dos destaques no portfólio brasiliense apresentado na capital portuguesa.
A edição deste ano da BTL, que segue até 16 de março, reúne mais de 1,5 mil expositores, apresentando destinos, culturas e serviços de diversos países, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências do turismo global. O encontro ocorre anualmente desde 1989 e se consolidou como uma plataforma de networking, inovação e conhecimento. Em 2025, a programação inclui mais de 600 eventos ao longo de cinco dias, entre conferências, workshops, apresentações culturais e experiências interativas.
O Sesc-DF, maior agente de turismo social do Distrito Federal, também contribui divulgando suas mais de 200 atividades, entre elas, o turismo de experiência, prática que permite ao visitante vivenciar atividades locais, como conhecer vinícolas e fazendas, vendo de perto a produção de bebidas e alimentos, por exemplo.
“É uma honra para nós poder participar deste evento e divulgar nossas ações, nossa infraestrutura e nossa cultura para o mundo inteiro. O que vemos aqui é a união de entidades focadas no fortalecimento do turismo da nossa capital”, afirmou José Aparecido Freire.

Foto: Divulgação/ Fecomércio-DF
Delegação brasileira
Integram a delegação que representa o Brasil o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, o chef brasiliense Gil Guimarães, responsável pelo cardápio da Casa de Chá, Paulo Palhas, diretor da Região Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), além de presidentes de federações do Sistema Comércio brasileiro, representantes do Sebrae e do trade turístico da capital, como o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).