Com certeza, você já viu algum item de moda e pensou “por que é tão famoso?”, e nós também. Por isso, o quadro Fashion museum vem para desvendar a história desses itens clássicos que tornaram-se must-have.
Falamos de Louis Vuitton e uma imagem surge na nossa mente, a clássica bolsa Speedy. Lançada em 1933 com o nome Express, esta foi a primeira bolsa de mão da maison, desenvolvida a partir da mala Keepall, desenhada e lançada por George Vuitton (filho de Louis) três anos antes.
A bolsa Speedy é mais famosa em sua versão do canvas. Antigamente disponível apenas em tamanhos maiores (30, 35 e 40 centímetros de comprimento), a versão de 25 centímetros foi criada a partir de um pedido de Audrey Hepburn a Henri Louis Vuitton, e lançada em 1965.
Em formato de baú, a Speedy ficou famosa por ser um modelo clássico e prático. Em 2011, a bolsa ganhou uma versão com alça maior, chamada Speedy Bandouliere. Assim, tornou-se possível usá-la no ombro e cross-body. Recentemente, foi lançada a Speedy nano, com 16 centímetros de comprimento.
A versão clássica da bolsa consiste em grande parte de lona resistente com alças de couro vachetta, que é um couro de vaca premium sem tratamento e sem proteção, que com o passar dos anos e devido ao uso escurece para um couro marrom escuro. Cadeado e chave também acompanham a Speedy.
A cada temporada, a Louis Vuitton traz uma nova versão da Speedy, deixando-a sempre atual. A bolsa está disponível para compra no site da maison a partir de R$ 9.950,00.