GPS Brasília comscore

Fashion museum: saiba mais sobre a Chanel Classic Flap

Bolsa surgiu a partir da releitura de Karl Lagerfeld da Chanel 2.55, originalmente desenhada por Coco Chanel

Compartilhe:

 

Com certeza, você já viu algum item de moda e pensou “por que é tão famoso?”, e nós também. Por isso, o quadro Fashion museum vem para desvendar a história desses itens clássicos que tornaram-se must-have.

 

Ao falarmos de bolsas clássicas, é impossível um nome tão forte como Chanel não vir às nossas mentes. A maison é referência na área e tem uma vasta lista de itens desejados mundialmente. A bolsa mais famosa da marca, sem dúvidas, é a Classic Flap e hoje falaremos dela.

 

(Foto: reprodução/Pinterest)
(Foto: reprodução/Pinterest)
(Fotos: reprodução/Pinterest)

 

A história da Classic Flap, na verdade, começa com a Chanel 2.55, outra bag icônica da maison. Originalmente desenhada por Gabrielle “Coco” Chanel e lançada em fevereiro de 1955, a bolsa 2.55 veio a partir da ideia da estilista de criar uma bolsa que permitisse as mulheres caminharem com suas mãos livres – sendo assim, a primeira bolsa de ombro da história. O nome dado à bolsa faz referência ao mês e ao ano de seu lançamento, e a inspiração por trás desse design vem das bolsas militares usadas na década de 1920.

(Foto: cortesia)
Chanel 2.55 (Foto: cortesia)

(Foto: cortesia)

(Foto: cortesia)
 Chanel Classic Flap (Fotos: cortesia)

 

A bolsa logo se tornou uma queridinha, aparecendo nos ombros de Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany’s, de 1961.

Após várias releituras realizadas ao longo dos anos, a Chanel 2.55 tornou-se outra bolsa nas mãos do estilista alemão Karl Lagerfeld, e assim nasceu a Classic Flap. Em 1983, a trava retangular chamada  Mademoiselle Lock foi substituída pela trava com a logo CC da marca francesa.

(Foto: cortesia)

(Foto: cortesia)
(Fotos: cortesia)

Outra diferença entre a 2.55 e a Classic Flap é a alça: na 2.55, é apenas de correntes, enquanto na Classic Flap as correntes são entrelaçdas com uma alça de couro.

O formato retangular, o couro em matelassê, os bolsos e o interior em couro vinho (cor do uniforme que Coco Chanel usava no orfanato onde morou) com a logo bordada são as semelhanças entre essas bolsas.

Disponível em diversos tamanhos, cores e couros, a Classic Flap atualmente é a bolsa-desejo da Chanel. Sinônimo de elegância, essa bolsa é conhecida por sua versatilidade e pelo poder de dar um ‘up’ em qualquer look.

(Foto: cortesia)

(Foto: cortesia)
(Fotos: cortesia)

O Classic Flap no tamanho original custa USD 10,2 mil, e tem variações a partir de USD 4,7 mil.