Quem tem um animal de estimação sabe que imprevistos podem acontecer: uma queda, um machucado, uma indisposição repentina. Nessas horas, estar preparado faz toda a diferença até a chegada do atendimento veterinário. Por isso, montar uma “farmacinha” pet em casa é essencial para garantir a saúde e a segurança dos bichinhos.
No entanto, a médica veterinária Rebecca Terra alerta que, antes de montar o kit, é fundamental consultar um veterinário de confiança, que poderá ajustar medicações e dosagens conforme as necessidades específicas de cada animal. “Mesmo em situações que não aparentam ser emergências, toda intervenção medicamentosa deve ser discutida com o veterinário. Isso é ainda mais importante durante viagens, onde a comunicação deve ser possível e combinada antes”, explica.
Atualmente, com a possibilidade das teleconsultas, os veterinários podem orientar os responsáveis dos animais já atendidos por ele sobre como utilizar corretamente os itens da farmacinha, o que garante uma melhor assistência ao pet.
Situações de emergência
Rebecca ressalta, ainda, que algumas condições exigem atenção imediata. Em casos de trauma (brigas, quedas ou atropelamentos), perdas persistentes de líquidos devido a vômitos ou diarreias, prostração (com ou sem falta de apetite), hemorragias, paralisia repentina, ataxia (quando o animal não consegue se mover corretamente em direção constante) ou convulsões, é importantíssimo contatar o veterinário imediatamente. “Essas situações podem representar riscos sérios à saúde do seu animal e requerem ação rápida”, detalha.
O que ter em casa
“Montar uma farmacinha básica para pets é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas”, relembra Rebecca. A seguir, confira os itens essenciais para se ter em casa, recomendados pela médica veterinária:
- Probiótico: ajuda a manter a saúde intestinal;
- Analgésico: alivia a dor;
- Antialérgico: indicado para reações alérgicas;
- Antiemético: combate náuseas e vômitos;
- Soro de hidratação oral: reidrata pets que perderam líquidos;
- Protetor Solar: protege a pele de animais em exposição ao sol;
- Repelente: ajuda a manter pulgas, carrapatos e mosquitos longe;
- Pomada cicatrizante;
- Gaze e atadura;
- Esparadrapo comum: útil para fixar curativos.