Mais de 155 mil famílias do Distrito Federal inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não usufruem da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), segundo levantamento da Neoenergia Brasília. O benefício garante até 65% de desconto na conta de luz para clientes de baixa renda.
Atualmente, mais de 105 mil famílias no DF já estão cadastradas e recebem o desconto, mas um grande número de pessoas aptas ainda não acessou o direito. Os dados foram cruzados com informações do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para ter acesso ao benefício, o consumidor precisa estar com o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB) atualizados. Caso estejam desatualizados, a orientação é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para regularização. Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa também podem se cadastrar no CadÚnico e obter o NIS no Cras.
A inscrição na Tarifa Social é feita de forma automática pela Neoenergia quando o titular da conta de energia é também o beneficiário do NIS ou do NB. No entanto, se a conta estiver em nome de outra pessoa, é necessário que o cliente entre em contato com a concessionária. A solicitação pode ser feita pelo WhatsApp (61 3465-9318), pelo site da Neoenergia, pelo telefone 116 ou presencialmente, em um dos pontos de atendimento da empresa no DF.
O benefício pode ser solicitado a qualquer momento, desde que a família cumpra os critérios exigidos e apresente a documentação correta. A Tarifa Social é válida para apenas uma unidade consumidora por família, mesmo que haja mais de um beneficiário na mesma residência.
Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica:
Famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, inscritas no CadÚnico (com NIS);
Famílias com idosos ou pessoas com deficiência que recebam o BPC (com NB);
Famílias com renda de até três salários-mínimos, inscritas no CadÚnico, que tenham algum membro com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de equipamentos elétricos.
A Neoenergia reforça a importância de manter os dados sempre atualizados no CadÚnico para evitar a perda do benefício. A atualização também deve ser feita nos Cras.
Serviço:
WhatsApp: (61) 3465-9318
Telefone: 116
Site: www.neoenergiabrasilia.com.br
Atendimento presencial: pontos da Neoenergia espalhados pelo DF.