GPS Brasília comscore

Falta de dinheiro e de pessoal prorroga coleta do Censo 2022 até dezembro

Previsão inicial era encerrar em 31 de outubro, mas levantamento não atingiu nem 50% da meta

Compartilhe:

O **Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)** decidiu prorrogar, até o início de dezembro, o prazo de coleta de informações para o **Censo 2022**. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro deste ano.

O instituto manteve, no entanto, a previsão de **divulgar os dados** do censo até o fim de dezembro.

Segundo o **diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo**, apenas cerca de metade da população estimada do Brasil foi recenseada de 1º de agosto até agora, por isso decidiu-se prorrogar o prazo dos trabalhos.

“_A grande dificuldade que se encontrou foi de recrutamento de recenseadores, portanto o IBGE está tomando decisões importantes para aumentar a possibilidade de recrutamento e concluir, com isso, a operação do Censo Demográfico 2022_”, disse Azeredo, em vídeo divulgado no site do IBGE.

No vídeo, o diretor de Pesquisas também pediu ajuda aos prefeitos do país para garantir o sucesso das operações do censo.

**Balanço**
O IBGE está divulgando o segundo balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até 2 de outubro, foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36.567.808 domicílios no país. Destas, 42,0% estavam na Região Sudeste; 27,0% no Nordeste; 14,3% no Sul; 8,9% no Norte e 7,8% no Centro-Oeste. Até o momento, 48% da população recenseada eram homens e 52% eram mulheres.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/dados_0ffc2e4579.png)

No **Distrito Federal**, o andamento é levemente superior à média nacional, com **53,08%** da população recenseada. Ao todo, 104 milhões de brasileiros já foram entrevistados pelo Censo.