GPS Brasília comscore

Faculdade pública de medicina forma 80 novos alunos no DF

Oitenta alunos do curso de medicina da ESCS participam de solenidade de conclusão de curso
Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Compartilhe:

Oitenta alunos do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participaram da solenidade de outorga de grau – realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) nesta segunda-feira (11). Durante o evento, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou a importância da empatia, além do conhecimento teórico, na atuação da profissão.

“A dedicação ao paciente e o amor incondicional à medicina até o último dia de trabalho não podem ser esquecidos. O que os tornarão especiais será a maneira como vocês se portam, as conversas com os pacientes, os sorrisos tranquilizadores e os abraços. Será isso que os tornarão extraordinários”, afirmou, durante discurso na solenidade.

A gestora destacou a resiliência dos alunos ao persistir no curso, principalmente em época de pandemia, além da necessidade dos novos médicos insistirem em manter a admiração pela profissão, buscando cada vez mais conhecimento.

“Mantenham viva essa chama de admiração, porque a medicina é uma dança e a capacidade de se adaptarem e crescerem pode fazer muita diferença”, explicou.

Novos médicos

Por parte dos formandos, o sentimento foi de gratidão, conforme definiu Letícia Agnelo, 24. “Eu me sinto muito feliz por estar me formando em uma instituição reconhecida e que me preparou para tratar com excelência dos meus pacientes. Me sinto muito grata pela oportunidade”, declarou.

O paraninfo da turma, professor Bruno Vaz da Costa, enfatizou o papel do respeito e compaixão nos atendimentos com os pacientes.

“ A única razão para existência do nosso trabalho é o respeito ao paciente. Ouçam com atenção o que cada um fala, sejam honestos e transparentes”, aconselhou.

Representando a turma, a oradora e recém-formada Luiza Carolina Abreu demonstrou emoção ao relembrar o período da graduação. “Aqui aprendemos a ter resiliência. O estudante da ESCS se acostuma a entregar tudo com excelência, assim como confrontar o medo”, disse.

Os 80 graduandos fazem parte da 18ª turma da ESCS, que já formou 1.203 médicos desde sua criação, em 2001.

Também participaram da solenidade, a pró-reitora de graduação da UniDF, Alessandra Edver; a presidente do Conselho de Educação do DF, Eliana Moyses Muss; a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha da Cunha Fernandes, diretora-geral da ESCS, Marta David Rocha de Moura; e a coordenadora do curso de medicina, Marcia Cardoso Rodrigues.

Fepecs

Vinculada à Secretaria de Saúde (SES-DF) e integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF), a Fepecs tem como finalidade formar o quadro profissional de nível técnico e superior, de pesquisas e extensão, e de domínio e cultivo do campo do saber da saúde.

A Fepecs é mantenedora de três escolas: a Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS); a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e a Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB).

Contato

E-mail: entrevista.saudedf@saude.df.gov.br

Secretaria de Saúde do Distrito Federal