FAB ultrapassa dois mil brasileiros repatriados e envia suprimentos ao Líbano

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou a marca de 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação repatriados pela Operação “Raízes do Cedro” em um mês de atuação. A missão, que finalizou seu décimo voo nesta terça-feira (5), também levou 27,3 toneladas de doações ao Líbano, incluindo alimentos e insumos hospitalares.

A operação, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa, busca prestar apoio humanitário e evacuar cidadãos brasileiros diante do aumento da instabilidade no Líbano.

Na última etapa da operação, foram resgatados 213 brasileiros e quatro animais, além de transportadas 3.734 ampolas de filgrastim e 146 ampolas de anfotericina B lipossomal.

Esses materiais foram arrecadados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, em colaboração com a Associação Unidos pelo Líbano (UpL).

Em total, já foram enviadas mais de 110 toneladas de suprimentos, sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

A FAB mantém os voos utilizando as aeronaves KC-30, operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e o KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis

Relacionados.

G20: saiba mais sobre a atuação de Brasil, Argentina e México no grupo

Ataques de Israel no Líbano e na Faixa de Gaza deixam ao menos 37 mortos

Trump continuará com plano de deportação em massa para novo mandato