Com uma releitura artística da construção de Brasília, Thales Pomb retoma a história de Brasília 10 em pinturas sobre a tela e sobre mapa cartográfico — algumas em grandes formatos. O trabalho do artista, feita a partir de pesquisa independente no Arquivo Público de Brasília, dá ênfase à migrantes anônimos que chegaram ao centro do país em busca de novos sonhos e horizontes.
A visitação poderá ser feita, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, a partir 24 de julho. No mesmo dia, às18h, haverá a visita guiada e lançamento do catálogo da exposição com a presença do artista.
Essa narrativa histórica é atravessada pelo sonho de Dom Bosco e abrange desde as expedições de mapeamento da região onde a cidade seria construída até a chegada dos candangos e de outras pessoas que tornaram esse plano uma realidade. O próprio título da exposição faz alusão à Terra Brasilis, nome dado ao Brasil antes da chegada dos europeus e presente em mapas dos séculos XVI e XVII.
A exposição “Terra/Brasília” tem como objetivo questionar não apenas se as pessoas que migraram para o interior do país se sentiam pertencentes ao que estavam construindo, mas também se um projeto moderno de integração nacional e ocupação de vazios demográficos consideraria os impactos sobre essas pessoas, que muitas vezes foram vistas apenas como mão de obra e não como uma futura população.
Thales Pomb – Nascido em 1989, é artista visual e desenvolve seu trabalho explorando a linguagem da pintura, principalmente como muralista. Natural de Brasília, vive e trabalha na cidade de São Paulo desde 2016. Desde 2012 participa de exposições e projetos em instituições de arte, galerias e espaços independentes.
Exposição Terra/Brasília, de Thales Fernando Pomb
Visitação: 24/7 a 24/8, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Espaço do Servidor / Anexo II da Câmara dos Deputados.
Visita guiada e lançamento do catálogo da exposição, com a presença do artista: 24/7, às 18h.