Os amantes da arte têm até o próximo dia 21 de janeiro para apreciar a extraordinária exposição Studio Drift – Vida em Coisas, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB). A mostra, que propõe reflexões sobre a relação da humanidade com a natureza por meio de esculturas e instalações hipnóticas, é uma oportunidade imperdível para quem busca atrações culturais durante as férias de janeiro.
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados tanto pelo site quanto na bilheteria física do CCBB. As obras, distribuídas nas galerias e no Pavilhão de Vidro do CCBB, são assinadas pelo Studio Drift, fundado pelos artistas holandeses Lonneke Gordijn e Ralph Nauta. Criadas em Amsterdã e Nova York, as obras exploram as complexas relações entre seres humanos, natureza e tecnologia, proporcionando uma experiência simples e, ao mesmo tempo, profunda. A curadoria é de Alfons Hug e Marcello Dantas.
O brilho da iluminação
A luz desempenha um papel central nas obras do Studio Drift. Um exemplo é a escultura ‘Fragile Future’, composta por circuitos elétricos tridimensionais de bronze conectados a sementes da planta dente-de-leão, que emitem luz. Essa escultura com forma potencialmente infinita pode crescer ou encolher, adaptando-se ao espaço que ocupa. A utilização artesanal de sementes e LEDs destaca a resistência da dupla aos métodos de produção em massa e à cultura do descarte.
‘Shylight’, que se traduz para “luz tímida” em português, retrata o comportamento das flores que se fecham durante a noite como medida de proteção e economia de recursos. Esta escultura hipnótica e iluminada surpreende, especialmente, quando a noite cai.
Série Materialism e colaborações brasileiras
A série ‘Materialism’ explora o papel humano na construção de significados, comprimindo objetos em peças em formato de blocos. Essa abordagem condensada dos materiais instiga a imaginação sobre o papel do ser humano na transformação da natureza.
Dentro desse projeto contínuo, o público pode apreciar obras como ‘Fusca Volkswagen’, ‘Jogo Game Boy’, ‘Lápis’, ‘Cabo Elétrico’, ‘Bicicleta’, ‘Pandeiro’ e ‘Havaianas’. As duas últimas foram criadas especialmente para a mostra brasileira, assim como ‘Banquete’ , uma colaboração entre DRIFT e os designers brasileiros do Estúdio Campana, Humberto e Fernando Campana.
Serviço
A mostra é patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Studio Drift – Vida em Coisas
Período – até 21 de janeiro de 2024, das 09h às 21h
Local – Galerias 1, 2, 5 e Pavilhão de Vidro
Classificação indicativa: livre
Ingressos | em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Entrada Gratuita