GPS Brasília comscore

Exposição no Metrô: confira galeria ‘Água é Vida’ na Estação Galeria

Sabe-se que água é o bem mais precioso de todo o mundo. Sem ela, a vida nem sequer existiria. Muito há de se conscientizar, no entanto, sobre a importância deste bem e o cuidado que se deve tomar, por isso, Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, a caminho da Conferência das águas das Nações Unidas (2023), coorganizada pelo Reino dos Países Baixos, lançou o concurso de fotografia Water is Life (Água é Vida), com a participação de fotógrafos do mundo, tendo por objeto a questão ambiental e a importância da água em nossas vidas.

O resultado já foi exposto em outro espaços pelo mundo, mas a Embaixada dos Países Baixos resolveu democratizá-la e trouxe para a Estação Galeria, do metrô. Será aberta ao público a partir do dia 5. São fotografias que, no corre-corre diário, da população pelo sistema metroviário do Distrito Federal, poderá servir como um chamado para, juntos, destacarmos a importância do cuidado com a água e os desafios hídricos que temos pela frente.

Serão 19 imagens de diferentes países. Uma delas, do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe, que corta a cidade de Recife.

As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, cada vez mais comuns em países do mundo inteiro, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo. Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.

Para o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, a exposição “Água é Vida” é uma forma de trazer à tona um debate de extrema importância para a sobrevivência da humanidade. “Quando lembramos que o nosso corpo é composto em mais de 55% por água, tomamos consciência de que esta é essencial para a vida. Juntos, precisamos unir forças para cuidar do bem mais importante do mundo e garantir o acesso a todos, também no futuro”, afirma ele.

Depois da Estação Galeria (5/10 a 26/10), no metrô, a exposição segue para os Complexos Culturais de Planaltina (28/10 – 17/11) e Samambaia (20/11 – 11/12), onde serão realizadas visitas com alunos de escolas públicas das regiões administrativas.

SERVIÇO
Exposição “Água é Vida”
Onde: Estação Galeria do metrô (de 5 a 26 de outubro)
Hora: 7h às 22h

Complexo Cultural de Planaltina
De 28 de outubro até 17 de novembro | 9h às 17h

Complexo Cultural de Samambaia
De 20 de novembro até 11 de dezembro | 9h às 17h

Veja também

Com colaborações de Caio Caldas e G. Galeria, linha da …

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI