Categories: Agenda

Exposição no Metrô: confira galeria ‘Água é Vida’ na Estação Galeria

Sabe-se que água é o bem mais precioso de todo o mundo. Sem ela, a vida nem sequer existiria. Muito há de se conscientizar, no entanto, sobre a importância deste bem e o cuidado que se deve tomar, por isso, Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, a caminho da Conferência das águas das Nações Unidas (2023), coorganizada pelo Reino dos Países Baixos, lançou o concurso de fotografia Water is Life (Água é Vida), com a participação de fotógrafos do mundo, tendo por objeto a questão ambiental e a importância da água em nossas vidas.

O resultado já foi exposto em outro espaços pelo mundo, mas a Embaixada dos Países Baixos resolveu democratizá-la e trouxe para a Estação Galeria, do metrô. Será aberta ao público a partir do dia 5. São fotografias que, no corre-corre diário, da população pelo sistema metroviário do Distrito Federal, poderá servir como um chamado para, juntos, destacarmos a importância do cuidado com a água e os desafios hídricos que temos pela frente.

Serão 19 imagens de diferentes países. Uma delas, do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe, que corta a cidade de Recife.

As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, cada vez mais comuns em países do mundo inteiro, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo. Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.

Para o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, a exposição “Água é Vida” é uma forma de trazer à tona um debate de extrema importância para a sobrevivência da humanidade. “Quando lembramos que o nosso corpo é composto em mais de 55% por água, tomamos consciência de que esta é essencial para a vida. Juntos, precisamos unir forças para cuidar do bem mais importante do mundo e garantir o acesso a todos, também no futuro”, afirma ele.

Depois da Estação Galeria (5/10 a 26/10), no metrô, a exposição segue para os Complexos Culturais de Planaltina (28/10 – 17/11) e Samambaia (20/11 – 11/12), onde serão realizadas visitas com alunos de escolas públicas das regiões administrativas.

SERVIÇO
Exposição “Água é Vida”
Onde: Estação Galeria do metrô (de 5 a 26 de outubro)
Hora: 7h às 22h

Complexo Cultural de Planaltina
De 28 de outubro até 17 de novembro | 9h às 17h

Complexo Cultural de Samambaia
De 20 de novembro até 11 de dezembro | 9h às 17h

Carolina Cardoso

Jornalista experiente, já atuou como editora em diversos veículos da capital. No GPS, é produtora de conteúdo e repórter de lifestyle.

Posts Recentes

5 sorveterias imperdíveis em Brasília para refrescar o calorão

Com a seca e o calor intensos, nada melhor do que saborear um bom gelato…

51 minutos ago

Crimes eleitorais: o que o eleitor deve evitar no dia da votação de domingo (6)

Uso de celulares, boca de urna e compra de votos estão entre as principais infrações…

1 hora ago

Eleições municipais: o que você precisa saber se for votar neste domingo (6)

Entenda o processo eleitoral, os cargos em disputa e os direitos dos eleitores para as…

2 horas ago

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

3 horas ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

10 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

10 horas ago