Categories: Agenda

Exposição ‘desCOLONIZAR CORpos’ de Sérgio Adriano H chega a Brasília

A CAIXA Cultural Brasília apresentará uma exposição individual do renomado artista visual catarinense Sérgio Adriano H. Intitulada ‘desCOLONIZAR CORpos’, a mostra é composta por 30 obras, que convidam os visitantes a refletirem sobre as histórias não contadas, apagadas e silenciadas das pessoas negras.

A exposição estará aberta ao público na CAIXA Cultural Brasília a partir de 17 de outubro e permanecerá em cartaz nas Galerias Piccola I e II até 17 de dezembro. A entrada é gratuita, permitindo a visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, com classificação indicativa livre para todas as idades. Além disso, no dia 18 de outubro, o artista conduzirá um encontro com o público a partir das 9h, oferecendo uma visita orientada às galerias, compartilhando sua trajetória e sua obra.

Ao se apropriar de livros, objetos e imagens em que o povo negro foi relegado a papéis secundários, Sérgio Adriano H subverte essas representações, conferindo-lhes um novo significado e uma narrativa de pertencimento e protagonismo antes negados.

A curadora Juliana Crispe destaca o poder da mostra. “Sérgio nos apresenta obras que tensionam as dualidades e contestam as barbaridades, mapeando palavras e imagens que permeiam o universo da discriminação, revelando os desacertos entre a história ocultada e a história oficial na sociedade brasileira”, diz.

Sujeito contemporâneo, Sérgio Adriano H, segundo a curadora, propõe mudanças estruturais, deslocando fronteiras entre classes, culturas, identidades, sexualidades, gêneros, etnias, raças e nacionalidades. “Ele desafia a solidez das fronteiras entre a multiplicidade dos corpos e nos convida a repensar nossa ancestralidade e ânsias, criando novas formas de narrar nossas próprias vidas,” descreve.

Através de sua obra, o artista e pesquisador questiona os ‘sistemas de verdade’ que muitas vezes servem aos interesses de poder, economia, religião ou grupos que perpetuam a desigualdade social. A coleção apresentada em ‘desCOLONIZAR CORpos’ expõe a complacência diante das estruturas que historicamente marginalizaram certos grupos de pessoas.

Pedro Reis

Posts Recentes

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

21 minutos ago

GDF sanciona Projeto de Lei que facilita regularização de terras rurais

Documento promove segurança jurídica às comunidades que estavam sem respaldo legal

55 minutos ago

Justiça Eleitoral decide derrubar perfil de Marçal no Instagram

Essa é a segunda vez que o candidato tem o perfil suspenso nessa campanha

1 hora ago

Cirurgião Rodrigo Bastos representa Brasília em congresso médico na Turquia

Médico brasiliense ministrou palestra sobre procedimento estéticos faciais

1 hora ago

“Temos o potencial de cobrar e promover mudanças”, diz Giuliana Morrone sobre ESG

Jornalista escreve livro sobre mitos e verdades do setor e participa de sessão de autógrafos…

2 horas ago

Bruna Biancardi mostra resort de luxo na Arábia onde vai comemorar 1 ano de Mavie

No final de semana, diárias podem variar de R$ 15 mil a R$ 30 mil

2 horas ago