GPS Brasília comscore

Exposição de Pedro Henrique Garcia destaca os 60 anos de Brasília em gravuras criadas durante a pandemia

Artista plástico retrata arquitetura e paisagens da capital em coleção inspirada no isolamento social

O artista plástico brasiliense Pedro Henrique Garcia apresenta, a partir do dia 12 de fevereiro, uma exposição inédita com sua coleção de gravuras que homenageia Brasília.

O evento acontece no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), às 18h30, reunindo 21 obras que retratam os principais monumentos e paisagens da capital federal.

A série nasceu em 2020, durante a pandemia de Covid-19, em um período marcado pelo isolamento social e pelas incertezas vividas em todo o mundo. Naquele momento, enquanto Brasília completava 60 anos sem grandes celebrações, Pedro Henrique Garcia encontrou na arte uma maneira de homenagear sua cidade natal.

“Brasília comemorou 60 anos bem no início da pandemia de Covid-19. Muita gente doente, muita gente sofrendo, a cidade toda fechada, isolamento social, impossível se pensar em qualquer tipo de comemoração naquele momento, mesmo por uma data tão emblemática quanto 60 anos. E foi nesse contexto que eu decidi fazer uma espécie de homenagem particular à minha cidade”, explica o artista.

Gravuras 

Confinado em casa, Garcia começou a produzir as gravuras destacando a arquitetura icônica de Brasília, explorando as formas minimalistas e os diversos tons de azul do céu da capital.

O projeto, que começou sem intenção comercial, ganhou grande repercussão nas redes sociais, com seguidores interessados em adquirir as obras.

“Eu desenhei desde alguns dos monumentos mais famosos até lugares mais cotidianos que me traziam uma espécie de lembrança afetiva dessa cidade onde eu nasci e vivi”, destaca.

Diante da resposta positiva do público, ele iniciou a impressão de séries numeradas e assinadas, além de criar uma iniciativa solidária: para cada gravura vendida, uma cesta básica era doada para famílias carentes do Distrito Federal afetadas pela pandemia.

Agora, quatro anos depois, a coleção completa poderá ser vista de perto na exposição no STJ.

O artista convida o público a prestigiar o evento e conhecer seu olhar singular sobre a capital federal. “Te espero lá”, finaliza.

Serviço:

Exposição “Brasília – Gravuras de Pedro Henrique Garcia”
Data: 12 de fevereiro
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural do STJ, Brasília

Veja o vídeo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pedro Henrique Garcia (@ph1205)

Veja também

Entenda as diferenças entre os medicamentos, suas indicações, benefícios, riscos …

Álcool é frequentemente associado à descontração e à socialização, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI