GPS Brasília comscore

Exposição Anamnese, de Maria Porto, é inaugurada no MPDFT

Mostra apresenta obras da artista visual e permanece em exibição até 8 de novembro
Artista Maria Porto | Foto: Divulgação
Artista Maria Porto | Foto: Divulgação

Compartilhe:

A Divisão de Cultura do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Dicult/MPDFT) inaugurou, no  dia 27 de setembro, a exposição Anamnese, uma mostra que apresenta obras da artista visual Maria Porto e que ficará em exibição no local até 8 de novembro.

A curadoria é de Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Arte e Cultura Visual. Segundo o curador, o trabalho de Maria Porto é caracterizado “por sutilezas que se manifestam em cada obra”, além de elementos que não são “imediatamente perceptíveis na configuração das imagens”. Ele destaca que as obras contêm camadas que permanecem camufladas, como se fossem sonhos emergindo do inconsciente.

Maria Porto é mestre em Educação em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/UnB). Natural de Brasília, a artista reside na cidade, onde mantém seu ateliê.

Em 2024, foi selecionada para a 4ª edição do BSB – Plano das Artes, um projeto que visa mapear artistas e espaços de arte, com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), na categoria “ateliê de canto”.

Em 2023, participou da exposição “Dentro do onde: arquitetura das linhas”, em São Paulo, e integrou o 22º Encontro de Arte e Tecnologia, resultando na exposição “Em meio #15”, no Museu Nacional da República. Em 2022, realizou sua primeira exposição individual, “Cartas para ontem”, com curadoria de Gisele Lima, na Galeria Olaria, em Brasília.

Sobre a exposição Anamnese, a artista afirma que suas obras criam “cenários lúdicos e cores vibrantes”, que também apresentam elementos de melancolia. Ela observa que isso se manifesta através de figurações humanas incompletas, que indicam ausência pela supressão da matéria, além de cortes abruptos que alteram a ocupação do espaço das obras.

Serviço

Exposição: Anamnese
Local: Espaço Cultural do MPDFT na Promotoria de Justiça de Brasília II, Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8
Data de exibição: 27 de setembro a 8 de novembro
Horário de visitação: 12h às 19h (de segunda a sexta)