A ex-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, confirmou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O ato está marcado para o dia 29 de abril, às 19h, no Auditório do Diretório Nacional do partido, em Brasília. A informação foi confirmada ao GPS|Brasília pela futura filiada.
Embora ainda não haja definição oficial sobre sua participação nas eleições de 2026, fontes próximas ao partido indicam que há expectativa de que a professora dispute uma vaga de deputada federal pelo Distrito Federal ou a algum cargo proporcional, a depender do cenário eleitoral.
Márcia fez história ao ser a primeira mulher eleita reitora da UnB, cargo que exerceu por oito anos, entre 2016 e 2024. Geóloga de formação, ela é professora do Instituto de Geociências da universidade e acumula passagens profissionais pela Petrobras e pelo Banco Central.
Trajetória
Durante sua gestão, Márcia Abrahão se destacou pela ampliação do acesso ao ensino superior, defesa dos direitos das mulheres, fortalecimento da presença da universidade em regiões além do Plano Piloto e firme posicionamento em defesa da educação pública. Seu trabalho lhe rendeu homenagens de diversas instituições acadêmicas e sociais.
O convite para o evento de filiação, divulgado por integrantes do PT-DF, classifica a ex-reitora como uma “mulher guerreira”, que construiu sua trajetória com base na “luta social, na defesa dos direitos humanos e no compromisso com a democracia”.
A cerimônia de filiação contará com a presença de lideranças políticas do Distrito Federal, entre elas a deputada federal Erika Kokay, os deputados distritais Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale, além do presidente do PT-DF, Jacy Afonso, e da ex-deputada distrital Arlete Sampaio.
“Esse é um momento simbólico que reforça a trajetória de lutas e conquistas do PT no DF. Estamos muito felizes em acolher a companheira Márcia nessa nova etapa”, diz o texto do convite.