O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, faleceu nesta quarta-feira (11/9) aos 86 anos, após lutar contra um câncer na língua. A notícia foi confirmada pelos filhos do ex-chefe de Estado, que publicaram uma mensagem nas redes sociais.
“Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos a quem o apreciou que nos acompanhe com uma oração pelo eterno descanso de sua alma. Obrigado por tudo, papai!”, escreveram Keiko, Hiro, Sachie e Kenji Fujimori.
Fujimori governou o Peru entre 1990 e 2000 e ficou conhecido por aplicar um autogolpe em 1992, dissolvendo o Congresso e assumindo o controle do país com apoio massivo das Forças Armadas e da população. Sua administração, no entanto, foi marcada por graves violações dos direitos humanos, resultando em sua prisão e condenação em 2009 a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade, incluindo dois massacres cometidos por um esquadrão militar na década de 1990.
Após passar 16 anos encarcerado, Fujimori foi liberado em 2023 devido a uma decisão do Tribunal Constitucional do Peru, mas permaneceu sob cuidados médicos na casa de uma das filhas, onde continuava o tratamento contra o câncer.