A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília, está ouvindo Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), desde às 10h da manhã desta quinta-feira (2). Durante o depoimento, ele afirmou que a PM não cumpriu “orientações”, como ter “tropas especializadas em controle do distúrbio civil” e a probição de “acesso de pessoas e veículos à Praça dos Três Poderes”.
Segundo ele, também não foram mantidos reforços nas adjacências, na extensão da Esplanada dos Ministérios e na Rodoviária de Brasília. Aos deputados, disse que a CPI vai ter condições de “esclarecer onde estavam essas tropas” e o direcionamento dado ao efetivo. “Vocês vão poder questionar a Polícia Militar: cadê o efetivo?”, disse o depoente.
Em 8 de janeiro deste ano, Fernando era secretário em exercício da Secretaria de Segurança, já que Anderson Torres, então titular da pasta, estava de férias nos Estados Unidos.
**Acompanhe o depoimento ao vivo**
[](link)
Já o depoimento de Marília Ferreira Alencar, ex-subsecretária de Inteligência da SSP, foi remarcado para a próxima quinta-feira (9). Neste mesmo dia, está previsto o depoimento do ex-secretário Anderson Torres.