Exímio defensor do habeas corpus como instrumento jurídico de defesa da democracia e da dignidade humana, Nilson Naves, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, foi homenageado com o lançamento de um livro de estudos sobre o remédio constitucional na noite desta terça-feira, 15.
Batizado de “Habeas Corpus: teoria e prática – Estudos em homenagem ao ministro Nilson Naves”, a obra foi lançada em evento reservado no Espaço Cultural do STJ, Corte que foi presidida por Naves entre os anos de 2002 e 2004.
Um seleto grupo de ministros, advogados e admiradores do jurista prestigiaram o evento. A obra foi criada por Anna Maria Reis, Bruno Espiñeira Lemos, Maurício Mattos Filho e Luiz Eduardo Colavolpe, e contou com a colaboração de mais de 60 especialistas da advocacia, entre ministros que escreveram artigos exaltando a atuação de Nilson Naves.
Os filhos de Nilson, Guilherme e Pedro Naves, também estiveram presentes. Pedro seguiu os passos do pai na advocacia e foi convidado para escrever o prefácio. Ele compartilhou com o GPS a emoção com o chamado.
“Foi muito gratificante pra mim, pois meu pai é uma pessoa que sempre defendeu muito a liberdade. Ele é meu ídolo, minha referência, e eu gostei muito de ter feito parte dessa obra. Acho que ele tem um legado muito grande dentro do judiciário”, diz.
Para celebrar o lançamento, os convidados seguiram para o restaurante Fuego, na 112 Sul, que foi preparado para receber com exclusividade os amigos e colaboradores do ex-ministro. Além de um menu especial com cortes nobres, uma selecionada carta de vinhos foi servida na ocasião.
Os cliques da noite você confere agora, feitos pelo fotógrafo João Pontes: