GPS Brasília comscore

Ex-governador Amazonino Mendes morre aos 83 anos

**Amazonino Mendes, quatro vezes governador do Amazonas, três vezes prefeito de Manaus e ex-senador faleceu na manhã deste domingo (12).** O político, de 83 anos, estava internado em São Paulo, no Hospital Sírio Líbanes. **A morte foi confirmada pela família em post publicado no Facebook** do político.

“A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. **Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas.** Amazonino deixa um legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!”, afirma o comunicado.

**Lula lamenta morte**

**O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-governador Amazonino Mendes e **prestou solidariedade à família do político que governou o Amazonas**. Lula também lembrou recebeu dele o apoio no segundo turno da eleição de 2022, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

**”Amazonino Mendes tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes**, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus”, escreveu Lula, no Twitter. “Tenho orgulho e **fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022**, em um vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a Região Norte do Brasil”, emendou o presidente. Ao prestar solidariedade à família, Lula disse que ele se dedicou à vida pública até o fim e seguirá sendo sinônimo do Estado que governou.

O** vice-presidente Geraldo Alckmin disse, também nas redes sociais, que recebeu com “profundo pesar” a morte do ex-governador.** “Ao longo de sua vida pública, Amazonino foi um grande defensor do povo amazonense, em todos os cargos que exerceu, tanto no Legislativo como no Executivo”, escreveu.

**Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o País perde um “relevante homem público”** com a morte do político amazonense. “O nome de batismo já indicava sua predestinação para se tornar um dos filhos mais ilustres do Amazonas ao ocupar, por mais de uma vez, o cargo de governador, além de ter sido senador e prefeito de Manaus”, afirmou o senador, no Twitter.

**Senador pelo Amazonas, Eduardo Braga (MDB) disse que o Estado “amanheceu mais triste”** neste domingo. “Amazonino, que fez muitas obras, que marcou a vida das pessoas com carinho, atenção e, acima de tudo, por uma mudança no comportamento na vida pública dos amazonenses”, escreveu o parlamentar, nas redes sociais.

**Trajetória política**

Amazonino morreu neste domingo (12), aos 83 anos. **Filiado ao Cidadania, estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 25 de dezembro, com inflamação no intestino grosso e pneumonia.** O prefeito de Manaus (AM), Daniel Almeida, decretou luto na capital do Estado por cinco dias.

“Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. **Amazonino deixa um legado incomparável, como homem e político.** Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!”, diz nota divulgada pela família do ex-governador.

**Nascido em Eirunepé (AM), Amazonino governou pela primeira vez entre 1987 e 1990.** Depois, de 1995 a 2003. A passagem mais recente pelo Palácio Rio Negro foi de 2017 a 2019, após uma eleição suplementar realizada devido à cassação da chapa vitoriosa em 2014. **Ele também foi prefeito de Manaus e senador pelo Estado.**

**Ano passado, concorreu novamente ao governo do Estado, mas ficou em terceiro lugar.** Quem venceu a disputa foi o governador Wilson Lima (União Brasil), que se reelegeu ao derrotar Eduardo Braga no segundo turno.

**”Após lutar pela vida nos últimos dias, agora descansa em paz. E, fica o seu legado, construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública. Neste momento de dor, que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte o coração de todos amigos e familiares”**, diz nota divulgada por Daniel Almeida, ao anunciar o luto de cinco dias na cidade.

Presidente nacional do Cidadania, **Roberto Freire prestou solidariedade à família de Amazonino**. “O Cidadania e eu, em meu nome pessoal, expresso o sentimento de perda pelo falecimento do líder Amazonino Mendes que marcou indelevelmente a história política do Amazonas e nacional Nossa solidariedade na dor dos familiares, amigos e ao povo do Amazonas. Amazonino vive!”, escreveu, no Twitter.

Veja também

Ju Ferraz, empresária e idealizadora do projeto, também lançou o …

Doenças como a osteoporose e a osteopenia podem tornar os …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI