A professora Natanry Ludovico Lacerda Osório será laureada com o título de Cidadã Honorária de Brasília pela Câmara Legislativa (CLDF). A sessão solene ocorre nesta sexta-feira (8), às 19h, no plenário da Casa.
Natural de Goiânia, Natanry Osório desempenhou um papel importante na capital federal após sua chegada, em 1959. A contribuição foi notável no âmbito educacional, lecionando e alfabetizando a primeira turma de candangos em Taguatinga. Além disso, seu trabalho no ensino supletivo, a convite do Ministério da Educação, marcou o compromisso com a formação acadêmica.
Paralelamente à carreira de docente, Natanry Osório foi uma figura de destaque em iniciativas assistenciais e comunitárias. O envolvimento voluntário abrangeu diversos projetos, incluindo a Comissão de Erradicação das Invasões (CEI) e a fundação da Associação dos Moradores e Amigos Lindeiros do Canjerana, no Lago Sul, quando exerceu o papel de administradora.
O engajamento social foi reconhecido em diversas ocasiões, incluindo o prêmio “O Novo Olhar Sobre o Turismo” da Secretaria de Turismo (Setur-DF), recebido em fevereiro de 2022 e, recentemente, assumiu a cadeira nº 47, do patrono José Ludovico de Almeida, no Instituto Histórico e
Geográfico do Distrito Federal (IGH-DF).
Natanry integraoo Grupo de Mulheres do Brasil e, além disso, é cofundadora da Ação Social Pioneira (ASP). A entidade, fundada em 1963, auxilia a comunidade, com acolhimento de mais de 30 mil crianças. Inspirada por Carmela Salgado, a organização, seguindo os princípios de Dom Bosco, proporciona educação e oportunidades para os acolhidos.