Categories: Economia

Everardo Maciel defende transparência para avanço da reforma tributária

O economista Everardo Maciel, ex-secretário-geral da Receita Federal, defendeu nesta terça-feira (28) uma maior transparência para o avanço da reforma tributária no Brasil.

 

A declaração ocorreu durante o almoço durante encontro do Grupo Lide, que reúne empresários do Distrito Federal e é presidido pelo ex-senador Paulo Octávio (PSD). Os convidados foram recebidos pelo economista Fernando Cavalcanti, vice-presidente do grupo Nelson Willians, no Lago Sul.

 

Ela [a reforma] pode ser objeto de mistificação, até uma panaceia. Mas ela precisa ocorrer de acordo com a realidade de cada ente federativo”, disse.

 

Everardo citou um episódio ocorrido durante a gestão de Paulo Guedes, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), quando a equipe econômica decidiu não dar publicidade às propostas elaboradas pela antiga gestão. “Se não divulgam, algo há para se esconder”, lembrou.

 

Durante a palestra, Maciel não demonstrou muito otimismo em relação às possibilidades de se chegar a um acordo geral sobre as modificações fiscais, mas defendeu que, para isso, a União, os estados e os municípios sejam participantes ativos dos debates.

 

Um dos passos é negociar com os entes federativos, porque se não for, será uma violência ao pacto federativo. E saber o momento mais adequado para fazer esse debate”. continuou. 

 

Uma das principais bandeiras defendidas pelos empresários, a unificação de impostos também foi avaliada sem muita motivação por Everardo Maciel.

 

Ela [a unificação] é alimentada por generosidades reluzentes. O fato de juntar duas coisas não necessariamente dará numa terceira realmente boa”. disse. 

 

Para o empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, o encontro serviu para avançar no debate sobre o tema que é pauta do setor produtivo. 

 

Temos de debater a reforma com a sociedade organizada. Precisamos pensar nas perspectivas dessa mudança, que deve vir para facilitar vida das pessoas e empresas, gerar mais empregos e simplificar. Ninguém aguenta mais a confusão tributária que temos”, destacou.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Confusão no Eixão do Lazer: DF Legal fiscaliza comerciantes e artistas

Ação suspendeu as atividades de quem trabalhava no local

20 minutos ago

Confira o ranking dos aeroportos mais conectados do mundo

Segundo dados da empresa de análises de aviação Cirium, o Aeroporto de Istambul é o…

26 minutos ago

Como Papa Francisco, de 87 anos, se preparou para sua viagem mais longa

Francisco percorrerá 32.814 quilômetros durante sua visita a Indonésia, Papua Nova Guiné, Timor Leste e…

54 minutos ago

DF fará maior compra de alimentos da agricultura familiar para escolas da história

Investimento de mais de R$ 32,6 milhões vai ajudar 634 produtores

2 horas ago

Estilista reúne familiares e amigos em Tardezinha da Louback

Evento de celebração do aniversário da empresária foi realizado ao som da banda Tá na…

2 horas ago

Inmet: baixa umidade traz grande perigo neste domingo

Fenômeno aumenta risco de incêndios florestais e problemas de saúde

2 horas ago