O governo dos Estados Unidos voltou a se manifestar contra autoridades brasileiras nesta segunda-feira (14), com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi publicada na rede social X, em um perfil governamental vinculado à diplomacia norte-americana.
O subsecretário para Diplomacia Pública, Darren Beattie, afirmou que o presidente Trump impôs “consequências há muito esperadas” ao governo Lula e ao STF pelas ações que, segundo ele, teriam sido direcionadas contra Jair Bolsonaro, a liberdade de expressão e o comércio entre os dois países. O comunicado afirma que os Estados Unidos “acompanharão de perto” os próximos passos da situação no Brasil.
A publicação ocorreu no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República se preparava para apresentar as alegações finais em um processo no qual Bolsonaro é réu, acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. “Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”, diz a nota oficial.
Darren Beattie atua na Secretaria de Estado dos EUA, departamento responsável pelas relações diplomáticas e comerciais com outros países, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil.
Tarifas e tensões diplomáticas
A nova manifestação pública do governo Trump acontece após o anúncio, feito na última quarta-feira (9), da aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
Confira o comunicado na íntegra:
“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio com os EUA. Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos acompanhando de perto.”
President Trump sent a letter imposing long-overdue consequences on de Moraes’ supreme court and Lula’s government for their attacks on Jair Bolsonaro, freedom of expression, and American trade.
Such attacks are a disgrace and fall well below the dignity of Brazil’s democratic… pic.twitter.com/jmwJbGDrpR
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) July 14, 2025