GPS Brasília comscore

EUA vão monitorar redes sociais de estudantes estrangeiros que solicitarem visto

Governo Trump autoriza retomada de vistos para discentes imigrantes, mas exige acesso a perfis online

Estudantes estrangeiros que pretendem estudar nos Estados Unidos terão as redes sociais monitoradas. A decisão foi tomada pelo governo do presidente Donald Trump, que autorizou, na quarta-feira (18), a retomada de agendamentos para vistos de discentes imigrantes.

A informação consta em telegrama interno do Departamento de Estado obtido pela agência de notícias Reuters.

O objetivo, segundo o documento, é identificar candidatos que possam ser considerados “hostis” ao país norte-americano.

“Lembre ao requerente que o acesso limitado à… presença online pode ser interpretado como uma tentativa de evitar ou ocultar determinada atividade”, diz o telegrama.

Segundo a Reuters, o telegrama ainda autoriza funcionários de consulados a pedir aos estudantes para que tornem públicos os perfis nas redes sociais, a fim de facilitar a análise das autoridades dos EUA.

Serão negados os vistos de “candidatos que demonstrem um histórico de ativismo político, especialmente quando associado à violência ou às opiniões e atividades descritas acima. Você deve considerar a probabilidade de que eles continuem com tal atividade nos Estados Unidos”.

Vale lembrar que, em 27 de maio, Trump determinou que as missões diplomáticas no exterior suspendessem o agendamento de novos compromissos para candidatos a vistos de estudante e de intercâmbio. 

 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI