O governo dos Estados Unidos sinalizou possibilidade de adiar a aplicação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto. A informação foi repassada pelo encarregado de negócios da embaixada norte-americana no Brasil, Gabriel Escobar, durante reunião com autoridades brasileiras.
Segundo o jornal O Globo, a manifestação ocorreu na última quarta-feira (16), durante encontro entre Escobar e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso. A reunião teria indicado disposição da administração norte-americana em negociar com o Brasil.
Além do encontro com Randolfe, Escobar também manteve conversas com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ainda conforme relatos, a situação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi abordada nas agendas realizadas.
Essa não seria a primeira vez que a implementação das tarifas é postergada durante o atual mandato de Donald Trump. Em abril, ao anunciar sanções comerciais contra mais de 180 países, o governo norte-americano havia projetado o início das novas taxas para o mês seguinte, o que não ocorreu.