Os Estados Unidos impediram a entrada do atleta Hugo Calderano, do tênis de mesa, no país. O brasileiro pretendia desembarcar em solo norte-americano para jogar um campeonato em Los Angeles. A assessoria de Hugo afirmou que ele foi barrado por ter visitado Cuba em 2023, para disputar um campeonato.
Calderano tentou entrar no país por meio de uma dispensa de visto previsto para cidadãos de 42 países. Já que o Brasil não participa dessa lista, ele utilizou o passaporte de Portugal. Pela legislação, teria direito de passar até 90 dias a passeio ou a negócios, desde que certas regras sejam cumpridas.
Para a autorização, é necessário que a pessoa preencha um formulário chamado de ESTA (sigla em inglês para “Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem”). Porém, a lei dos EUA revoga o benefício caso o pretendente tiver viajado para um dos países “banidos”, como a Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba.
Hugo visitou o país caribenho depois de 12 de janeiro de 2021, então, pela lei, deverá fazer um pedido para um visto americano regular. A legislação foi implementada em 2015, com norma de “Prevenção à Circulação de Terroristas”. Cuba foi incluída em 2023, durante o governo de Joe Biden.
Calderano esteve em Cuba para participar do Campeonato Pan-Americano e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris. A assessoria afirmou que tentou contornar a situação por meio de um visto regular emergencial, mas não obteve sucesso.
Confira a lista dos países com isenção de visto:
- Alemanha;
- Andorra;
- Austrália;
- Áustria;
- Bélgica;
- Brunei;
- Catar;
- Chile;
- Coreia do Sul;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Irlanda;
- Islândia;
- Israel;
- Itália;
- Japão;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Mônaco;
- Noruega;
- Nova Zelândia;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- Reino Unido (moradores da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e ilhas britânicas);
- República Tcheca;
- San Marino;
- Singapura;
- Suécia;
- Suíça;
- Taiwan (a ilha é tratada como um país pelo programa americano).