A primeira-dama **Janja Lula da Silva** e a ministra da Igualdade Racial, **Anielle Franco**, estiveram, nesta sexta-feira (10), no _National Museum of African American History and Culture_, que fala sobre a memória e a história negra nos Estados Unidos e nas Américas.
Durante a visita, as duas integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos fizeram declaração sobre a importância da memória e da cultura negra no continente americano.
“_Foi emocionante ver a história registrada de maneira tão profunda. Como nos apresentou o curador sênior, o museu não é apenas sobre a história da escravização, mas também sobre a história de resistência, luta e cultura negra_”, disseram em nota conjunta.
Segundo Janja e Anielle, trocaram informações para “inspirar” a criação de um espaço semelhante no Brasil.
“_Ficou ainda mais evidente o papel do Brasil na história da população negra africana no continente e em todo o mundo. Isso mostra a importância de termos áreas tombadas e o museu no Cais do Valongo. Essa é uma política de memória e reparação fundamental para a transformação de qualquer sociedade, em especial a nossa_”, continuaram.