Nesta segunda-feira (27), a Casa Branca deu 30 dias para que o TikTok seja banido de agências federais dos EUA.
Em uma tentativa de manter os dados dos EUA seguros, todas as agências federais americanas devem eliminar TikTok dos telefones e sistemas e **proibir o tráfego de internet das agências de chegar à empresa chinesa**, disse Shalanda Young, diretora do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos, às agências em um memorando de orientação. A Reuters teve acesso ao documento.
A proibição, ordenada pelo Congresso no final do ano passado, segue **ações semelhantes do Canadá, da União Europeia e de Taiwan, além de mais da metade dos estados dos EUA**.
A proibição do dispositivo impacta uma pequena porção da base de usuários do TikTok nos EUA e **acrescenta combustível aos pedidos de proibição total do aplicativo de compartilhamento de vídeo**.
As **preocupações com a segurança nacional sobre a China** aumentaram nas últimas semanas, depois que um balão chinês voou sobre os EUA.
Propriedade da ByteDance, **o TikTok disse que as preocupações são alimentadas por desinformação e negou o uso do aplicativo para espionar americanos**. A ação não afeta os mais de 100 milhões de americanos que usam TikTok em dispositivos privados ou de propriedade da empresa. Até a publicação da reportagem, o TikTok não havia comentado o memorando da Casa Branca.
O Congresso votou em dezembro para proibir funcionários federais de usar o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa em dispositivos do governo e deu ao governo Biden 60 dias para emitir diretrizes da agência.
A votação foi a mais recente ação dos legisladores dos EUA para **reprimir as empresas chinesas** em meio a temores de segurança nacional de que Pequim possa usá-las para espionar os americanos
O diretor federal de segurança da informação, Chris DeRusha, disse que “_essa orientação faz parte do compromisso contínuo do governo em proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano_”.
A desconfiança que sempre permeou as relações entre os dois países está se transformando no que analistas dizem ser algo perturbador: **uma disputa entre dois poderes irreconciliáveis**.
Muitas agências governamentais, incluindo a Casa Branca, o Departamento de Defesa, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Estado proibiram TikTok de dispositivos do governo antes da votação.
A proibição não se aplica se houver segurança nacional, aplicação da lei ou atividades de pesquisa de segurança, mas a liderança da agência deve aprovar essas atividades, disse o memorando de Young e “_exceções gerais aplicáveis a uma agência inteira não são permitidas_”.
Nesta terça-feira (28), o Comitê de Relações Exteriores da Câmara deve votar um projeto de lei que **daria ao presidente Joe Biden autoridade para proibir TikTok de todos os dispositivos dos EUA**.
“_Meu projeto de lei autoriza o governo a proibir TikTok ou quaisquer aplicativos de software que ameacem a segurança nacional dos EUA_”, disse o representante Mike McCaul, presidente do comitê. “_Qualquer pessoa com TikTok baixado em seu dispositivo deu ao (Partido Comunista Chinês) um backdoor para todas as suas informações pessoais. É um balão espião no telefone deles._”
A American Civil Liberties Union disse que se opõe a uma proibição do Congresso sobre TikTok.
O memorando da Casa Branca disse que dentro de 90 dias, as agências devem abordar qualquer uso de TikTok por fornecedores de TI por meio de contratos e com agências de 120 dias incluirá uma nova proibição de TikTok em todas as novas solicitações.
A proibição canadense foi emitida “_sem citar qualquer preocupação específica de segurança ou entrar em contato conosco com perguntas_”, um disse o porta-voz do TikTok.
**As duas maiores instituições de formulação de políticas da União Europeia baniram na semana passada o TikTok** de telefones de funcionários por motivos de segurança cibernética.