GPS Brasília comscore

Etiqueta das Flores. Dicas para presentear com elegância e significado

O especialista Rodrigo Resende dá dicas aos leitores do GPS de quais os momentos e as melhores flores para cada fase da vida

Compartilhe:

Presentear alguém com flores é um gesto atemporal de carinho, gratidão e apreço. No entanto, assim como em qualquer aspecto da etiqueta social, há maneiras adequadas de fazer isso para transmitir sua mensagem da forma mais eficaz

 

Conversamos com o florista Rodrigo Resende (@rodrigoresendeflores) e pegamos algumas dicas de como arrasar na hora de presentear com flores de maneira elegante e significativa. E apesar do empresário não ter nenhum curso — ainda — que fale sobre a etiqueta das flores, ele avisa em tom de brincadeira: “Se você comprar na minha loja, eu te dou um monte de dicas e ideias novas e fantásticas”.

 

1. Há um código de etiqueta para se presentear alguém como flores?

Sim. Geralmente quando vamos a um jantar na casa de alguém, você tanto pode levar na hora ou enviar no dia seguinte agradecendo pelo carinho. Caso não possa ir ao jantar, envie antes junto com um cartão justificando a sua ausência.

 

2. Qual a melhor forma, então, de levar flores nesta ocasião?

Bem, não precisa de ser um arranjo enorme. Basta um bouquet com flores nobres variadas. Não recomendo, também, nenhuma plantada, como orquídeas, pois pode passar a imagem de que você não teve trabalho em pensar algo personalizado pra quem vai presentear.

 

3. Qual o horário ideal para enviar flores para alguém?

O horário é livre. Eu, por exemplo, gosto de mandar pela manhã se for aniversário, agradecimento ou um pedido de desculpas.

 

4. Há flores certas para cada momento?

Com certeza! Flores são lindas em qualquer forma e cor. Mas a vermelha, por exemplo, não se deve dar para muita gente por ser uma cor ligada ao amor e a paixão. Para maternidade ou pós-nascimento, não enviar nada com perfume. E para homens pode ser tudo, inclusive as cor de rosa, afinal, hoje em dia não tem mais essa coisa de que homem não pode usar ou receber coisas em tons de rosa.