O fato é que com a chegada da **pandemia** e com o tempo ocioso que as pessoas passaram dentro de casa, o número relacionado às **compras online** aumentou consideravelmente. De acordo com a plataforma de descontos **_CupomValido.com.br_** e segundo dados da **_Statista_** sobre as vendas no e-commerce no Brasil, esse crescimento foi de 28%.
Em 2020, as vendas online cresceram 34,76% no Brasil. Em 2021, o **crescimento** ainda foi forte, em 28,45%. A **expectativa** é que em 2022 e nos próximos anos, o crescimento fique em 20% ao ano, e que em 2025 o volume de vendas já chegue em até R$465 bilhões.
Esse aumento no País é alto, pois o índice de **penetração** (porcentagem das pessoas que realizam compras online cotidianamente) ainda é baixo. No Brasil, apenas 49% das pessoas realizaram uma compra online nos últimos 12 meses. Apenas como comparação, no **Reino Unido** ( líder nesse fator), o índice de penetração é de 84%.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_bf1c00323a.png)
Entre os **itens preferidos** dos **consumidores brasileiros**, as peças de **vestuário** lideram a lista. Em segundo lugar ficam os **eletrônicos**, como TVs, smartphones e notebooks. Os **calçados** ficam na terceira posição. Em seguida, entre os mais vendidos, ficam os **acessórios, produtos de farmácia e comida**.
A maneira preferida dos brasileiros de realizarem as compras de forma virtual é via _Smartphone_, seguido pelo _Notebook_ e Computador. _Tablet_ e _Smart TV_ ficam em quarta e quinta posição, respectivamente.
Ainda, segundo a pesquisa, os três principais fatores que os brasileiros consideram como vantagens da comprar online, são a entrega diretamente na residência, promoções com preços menores que as lojas físicas, e a grande variedade de produtos ofertados.