Categories: Cotidiano

Estudo mostra que um terço da população ativa do DF teve covid-19

Um terço da população em idade ativa (PIA) da área metropolitana de Brasília foi contaminada pelo vírus da covid-19. Por outro lado, o percentual de imunização entre os trabalhadores do setor de serviços chegou a 92,1% e na construção civil (81,5%). Estes são alguns dos dados que constam no boletim Covid-19 e as **Repercussões no Mercado de Trabalho da Área Metropolitana de Brasília**, produzido pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF).

O sumário executivo do estudo lista os principais resultados do bloco especial sobre a **pandemia** aplicado ao questionário da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) entre outubro de 2021 e setembro de 2022. Além das informações habituais levantadas pela pesquisa, o estudo traz dados sobre contaminação, imunização, recuperação e óbitos.

![Profissionais do setor de serviços foram os mais afetados por setor de atuação, com 35,7% (Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Lucio_Bernardo_Jr_Agencia_Brasilia_pandemia_a43ae391fe.jpg)

**[Veja aqui o estudo completo “Repercussões no Mercado de Trabalho da Área Metropolitana de Brasília”](https://www.ipe.df.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/SE-Covid-19_e_as_repercussoes_no_mercado_de_trabalho_da_Area_Metropolitana_de_Brasilia.pdf)**

O levantamento abrange a PIA, composta pelas pessoas com 14 anos ou mais, na **Área Metropolitana de Brasília, que compreende o Distrito Federal e os 12 municípios goianos vizinhos** que integram a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB): Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

**Resultados**

Quanto à contaminação pela covid-19, **28% da PIA foi atingida pela doença**, o que corresponde a cerca de um milhão de pessoas. Entre os ocupados, a contaminação chegou a quase ⅓ deles, enquanto 23% dos desempregados e inativos foram contaminados. Os profissionais da construção civil apresentaram uma taxa de infecção entre eles (21,8%) consideravelmente inferior à taxa observada entre os profissionais do setor de serviços, os mais afetados por setor de atuação (35,7%).

Em relação à imunização, a primeira dose da vacina foi disponibilizada para toda a população em idade ativa da capital federal em setembro de 2021. **A ampla cobertura vacinal só foi observada praticamente um ano após essa disponibilização, com 88% da PIA imunizada**. Quase 90% dos ocupados estavam imunizados, frente a 81,3% dos desempregados. O percentual de imunização foi maior entre os trabalhadores do setor de serviços (92,1%) e menor entre os da construção civil (81,5%).

De modo geral, o período inicial da pandemia e o **fechamento das atividades não essenciais ocasionaram uma significativa redução na taxa de participação** – proporção de pessoas com 14 anos ou mais ocupadas ou desempregadas.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Vini Jr. faz pegadinha para anunciar que ganhará estátua de cera no Madame Tussauds

Astro do futebol mundial surpreende fãs no famoso museu de Nova York com anúncio criativo

29 minutos ago

Moraes proíbe contato entre Ramagem e Bolsonaro

O candidato também foi proibido de contatar Valdemar Costa Neto, líder nacional de seu partido

42 minutos ago

PCDF fecha primeiro semestre com 64% de casos elucidados

Alguns crimes como latrocínio e roubos a postos de combustíveis, tiveram uma resolução de 100%

1 hora ago

Trump é nomeado candidato republicano sem discursar e com curativo na orelha

Foi a primeira aparição do ex-presidente em público após o atentado

2 horas ago

Chef brasileiro premiado em Portugal vem a Brasília para “Tour Pizzaiolo” exclusivo

Jaqueson Dichoff ficou em 1º lugar na categoria Port Wine do World Stars Pizza &…

2 horas ago

Morre Clodo Ferreira, instrumentista, compositor, poeta e professor da UnB

Músico conhecido por parcerias com Fagner e diversos artistas nos deixou aos 72 anos

2 horas ago