Categories: Caio Barbieri

Estudantes da UnB farão imersão de 22 dias na Amazônia

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) se preparam para uma verdadeira imersão intensiva na Amazônia. O grupo contará com cerca de 40 universitários embarcam no dia 2 de dezembro para o Norte brasileiro.

A jornada de 22 dias é parte integrante do projeto de extensão “Vivência Amazônica”, promovido pelo Núcleo de Estudos da Amazônia (Neaz) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB.

Já na sexta edição desde 2016, o “Vivência Amazônica” tem sido uma oportunidade para aproximadamente 200 estudantes explorarem diversos destinos na Amazônia, como Pará, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Tocantins e Rondônia. Os organizadores enfatizam que o propósito é proporcionar uma experiência transformadora, capaz de ampliar horizontes acadêmicos, pessoais e profissionais dos participantes.

A jornada não é apenas uma viagem, mas o resultado de um processo pedagógico colaborativo que envolve estudantes, técnicos, administrativos e professores que se reúnem semanalmente para planejar e organizar as atividades.

Os estados de Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre, bem como a incursão pela Bolívia e Peru, serão os palcos dessa vivência. O principal objetivo é estabelecer contato direto com povos originários, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares, camponeses e movimentos sociais, absorvendo os modos de vida, cultura e conhecimentos.

Um dos momentos importantes dessa jornada será a passagem pelo município de Xapuri, no Acre, onde será realizado um evento em memória dos 35 anos do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, figura emblemática na defesa da floresta e dos direitos dos povos amazônicos.

Os participantes terão atividades nos seringais Floresta e 2 Irmãos, na Reserva Extrativista Chico Mendes, experienciando de perto a realidade e os desafios dessas comunidades.

A participação no projeto de extensão “Vivência Amazônica” requer o curso da disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”, coordenada pelo Núcleo de Estudos Amazônicos (Neaz) e oferecida pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília.

Para saber mais sobre o projeto, os interessados podem acessar o site http://neaz.unb.br e acompanhar o grupo nas redes sociais através do perfil @estudosamazonicosunb.

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

9 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

9 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

10 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

10 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

10 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

10 horas ago