Nada mais propício do que o tom teatral no desfile de estreia da São Paulo Fashion Week 55. Em pleno Theatro Municipal de São Paulo, João Pimenta lançou uma coleção de alfaiataria deslumbrante e desconstruída ao público. Feminino ou masculino? No universo da moda tudo tem se misturado diante da geração Z. A marca, inclusive, comemorou seus 20 anos no episódio em que o tema escolhido foi “Origens”, puxando a ideia da corte brasileira para dentro da passarela.
O desfile ocorreu na noite dessa terça-feira, 23.
O tom dramático, sempre presente na marca, veio por meio da mistura da alfaiataria com o western, tendência muito presente em 2023, que muito apareceu em desfiles das semanas da moda internacionais. Outro elemento constante nas peças da João Pimenta foram os strass, confirmando o retorno do brilho nas roupas da estação, mas também fazendo referência a outras coleções do designer. A renda também se fez presente, com o tom clássico da época provinciana, mas disruptiva na alfaiataria masculina — lembra um pouco looks de Harry Styles –, em concordância com a transparência, até então uma tendência marcada na moda feminina.
O elenco do desfile, com direção de Richard Luiz (Protótipo Filme) e Paulo Borges (SPFW), trouxe o texto de Gerald Thomas e narração de Vera Holtz. A trilha sonora, no piano ao vivo, ficou por conta de Fernanda Maia.
Confira o desfile completo:
Mais uma vez, João revive a moda sem gênero, temática presente desde o início de sua trajetória com a marca. A visão é importante frente a uma área da moda, geralmente, bem marcada em questão de gênero: a alfaiataria.
“Foram três personas masculinas distintas na passarela que descia do palco e passava por entre as cadeiras: o dândi, o punk e o cowboy, numa apresentação em quatro atos dividida pela cartela de cores editada por Paulo Martinez, em tons variados de brancos, azuis, cinza/prata e preto. E assim se deu a mistura de alfaiataria sofisticada com chapéus e botas de rodeio, bombachas, jaquetas franjas e patchworks e com os crucifixos, correntes e jaquetas perfecto e estampas animais em textura vinílica”, escreve Andre do Val, jornalista de moda que cobriu o desfile para a SPFW.
FICHA TÉCNICA
Diretor criativo : João Pimenta
Edição de moda: Paulo Martinez
Beleza: Ricardo dos Anjos
Direção cênica : Paulo Borges e Richard Luiz
Direção musical e piano: Fernanda Maia
Diretora Executiva: Roberta Marzola
Texto: Gerald Thomas
Voz: Vera Holtz e Alexandre Martins
Iluminação: Wagner Freire
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite
Veja alguns cliques, da @agfotosite, do desfile: