Categories: Paula Santana

Estilista brasileiro cria uniformes para o skate nas Olimpíadas

O skate é uma modalidade que chama atenção pelas dificuldades das manobras, mas os uniformes dos atletas também não passam despercebidos. Pedro Andrade, estilista brasileiro de 33 anos, chamou atenção com suas criações que vestem as seleções de skate de Portugal, Holanda e Eslováquia nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Andrade, responsável pelas marcas Piet e P. Andrade, traz uma mistura de influências que vão do streetwear à alfaiataria, com uma forte presença de métodos de produção responsáveis e sustentáveis.

A relação de Pedro com o skate é antiga e pessoal, ele praticava o esporte quando criança. O convite para criar os uniformes olímpicos veio da parceria com Fernando Porto, co-fundador da Cariuma, que inicialmente o convidou para vestir a equipe de Portugal. A oportunidade se expandiu e incluiu as seleções da Holanda e Eslováquia.

Os uniformes criados por Pedro para os skatistas são inspirados em modelos históricos das seleções de futebol desses países, combinando tradição e a cultura local. A camisa da Eslováquia, por exemplo, utiliza as linhas da bandeira nacional, representando um estudo e uma homenagem à história e identidade do país.

“No geral, o mundo inteiro gosta de camisa de futebol. Independente dessa febre que tá hoje. No Brasil, essa febre nunca passou. Sempre foi moda usar camisa de futebol. Sempre os jovens querem colecionar camisa, usar camisa. É uma coisa que está dentro da gente quando a gente vai torcer por alguma coisa”, disse Pedro em entrevista ao programa Esporte na Band.

Os skatistas que usaram os modelos criados pelo brasileiro estão Gustavo Ribeiro (street) e Thomas Augusto (park), de Portugal; Richard Tury (street), da Eslováquia; Keet Oldenbeuving (street) e Roos Zwetsloot (street), da Holanda.

Reprodução Instagram: gqsports

Pedro Andrade

O estilista nascido em Araçatuba, São Paulo, fundou em 2012 a Piet, uma marca que se diferenciou no cenário nacional por sua sofisticação e inovação. Em 2017, foi reconhecido internacionalmente pela Vogue Itália como uma das maiores promessas da moda brasileira, fazendo sua estreia na São Paulo Fashion Week, em 2018. Durante a pandemia de COVID-19, Pedro lançou a P. Andrade, uma marca que reflete uma abordagem mais inovadora e pessoal.

Pedro Andrade está entre os 25 designers do futuro na lista Hypebeast Next 100 pelo segundo ano consecutivo, sendo o único representante latino-americano presente. Este reconhecimento destaca seu talento e a influência de suas criações no cenário global da moda.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Casos de Herpes-Zóster no Brasil crescem; médicos explicam a doença

Causado pelo mesmo vírus da catapora, o Herpes-Zóster se manifesta com dor, queimação, formigamento ou…

12 minutos ago

Di María desiste de voltar à Argentina após receber cabeça de porco com bala e ameaça de morte

O jogador estava com tudo certo para atuar no futebol argentino

26 minutos ago

Artigo: PPCub agride o princípio constitucional da proibição do retrocesso ecológico-ambiental

Segundo o desembargador Souza Prudente, o PPCub permite alterações que impactarão as escalas da cidade

47 minutos ago

Projeto Ativação integra parques tecnológicos de Brasília e de Santos

Novidade foi apresentada nesta terça (30) pelo Biotic e o Instituto Multiplicidades

1 hora ago

Atos na Venezuela têm 749 presos, sete mortos e 48 policiais feridos

Enquanto MP fala em vandalismo, ONU aponta violência policial

2 horas ago

Inscrições para o Congresso da Felicidade de Brasília estão abertas

Servidores da SEEDF podem participar do evento, que será realizado em 13 de agosto

3 horas ago