Categories: Mundo

Estados Unidos vão enviar mais aeronaves e navios de guerra ao Oriente Médio

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (2) que os Estados Unidos intensificarão suas capacidades defensivas no Oriente Médio, em resposta às ameaças do Irã e seus aliados contra Israel. O reforço inclui o envio de caças e navios de guerra para a região, com o objetivo de evitar uma escalada do conflito.

A vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, detalhou que o secretário de Defesa, Lloyd Austin, está implementando ajustes na postura militar americana. “O secretário de Defesa Lloyd Austin ordenou ajustes na postura militar dos EUA projetados para melhorar a proteção da força dos EUA, aumentar o apoio à defesa de Israel e garantir que os Estados Unidos estejam preparados para responder a várias contingências”, afirmou.

Embora o número exato de aviões e navios ainda não tenha sido definido, autoridades americanas estão calibrando a resposta para apoiar Israel sem parecer que estão intensificando o conflito.

A situação se agravou após ataques israelenses terem matado líderes do Hezbollah e do Hamas em Beirute e Teerã, respectivamente. Em resposta, o Irã e seus aliados regionais prometeram represálias, aumentando os temores de um conflito mais amplo. Na última quarta-feira, representantes do “eixo de resistência” apoiado pelo Irã se reuniram em Teerã para discutir seus próximos passos. “Dois cenários foram discutidos: uma resposta simultânea do Irã e de seus aliados ou uma resposta escalonada de cada parte”, disse uma fonte próxima ao Hezbollah.

Um oficial militar dos EUA, que preferiu não se identificar, afirmou ao New York Times que as forças americanas na região estão tomando “medidas necessárias” para aumentar o nível de preparo para o combate e proteger tropas e aliados.

Durante uma ligação com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, Austin reafirmou o compromisso dos EUA com a defesa de Israel. “O secretário americano se comprometeu com a ajuda dos EUA e reforçou que o país reforçará a proteção de nossas forças na região”, disse Sabrina Singh.

Além das ações de defesa, o Pentágono está preparado para possíveis ataques de grupos apoiados pelo Irã, como os Houthis no Iêmen e o Kataib Hezbollah no Iraque, contra tropas americanas no Oriente Médio.

O porta-aviões Theodore Roosevelt, equipado com cerca de 40 aviões de ataque F/A-18 Super Hornet e F-35, está operando próximo ao Golfo Pérsico. Além disso, o grupo anfíbio de prontidão U.S.S. Wasp, com 30 aviões e helicópteros e 4,5 mil fuzileiros navais e marinheiros, está no leste do Mar Mediterrâneo.

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Distrito Federal bate recorde de arrecadação de ICMS no mês de junho

Crescimento impulsionado por inflação e fiscalização permite expansão de programas sociais e obras

4 horas ago

Kamala Harris diz ter delegados necessários para ser candidata à Presidência dos EUA

Votação dos democratas começou virtualmente na quinta-feira (1º)

5 horas ago

A influência de Lula e Bolsonaro nas eleições em 5 capitais, segundo pesquisa Quaest

Resultado reforça polarização também nas eleições municipais

5 horas ago

Eduardo Bolsonaro publica vídeo falso de Celso Amorim abraçando Nicolás Maduro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou um vídeo falso onde o assessor especial da…

5 horas ago

Após representar Lula em Paris, Janja é criticada por Alberto Fraga: “Gosta de aparecer”

Parlamentar questionou comportamento e influência da primeira-dama no governo de Lula

6 horas ago

Ex-ministro José Dirceu recebe alta após passar por cateterismo cardíaco

Alta foi anunciada em post no Instagram. Ele pretende voltar à política nas próximas eleições

6 horas ago