Categories: Mundo

Estados Unidos ofereceram anistia a Maduro para que ele deixasse a Venezuela

Em negociações secretas, os Estados Unidos discutiram uma anistia para o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em troca pela transição do poder em Caracas. A informação foi confirmada ao Wall Street Journal por pessoas familiarizadas com as conversas, que representam uma esperança para oposição embora o chavista descarte acordos.

Uma dessas pessoas disse ao WSJ que a Casa Branca colocou tudo na mesa para convencer Maduro a deixar o governo até antes da posse, prevista para janeiro. Entre as opções discutidas estão perdões para ele e seus principais aliados, além de garantias do governo americano de não pedir a extradição dessas lideranças do regime. O Departamento de Justiça dos EUA acusa Nicolás Maduro e mais 14 pessoas ligadas a ele de tráfico de drogas, narcoterrorismo, entre outros crimes e ofereceu US$ 15 milhões em recompensa por informações que levassem às prisões.

Ainda de acordo com o Wall Street Journal, a oferta de anistia foi apresentada pelo lado americano nas negociações que ocorreram secretamente no Catar ano passado e que levaram à troca de prisioneiros entre Venezuela e Estados Unidos. Nicolás Maduro, no entanto, teria se recusado a discutir acordos que o obrigassem a deixar o poder, posição que não mudou.

Na sexta-feira (9), o ditador venezuelano descartou negociações com a oposição e disse que María Corina Machado, a quem ameaça de prisão, deveria se entender com a Justiça, alinhada ao chavismo. Mais cedo, a AFP havia noticiado que a líder opositora estava disposta a negociar a transição, oferecendo salvo-conduto para que Nicolás Maduro deixasse o poder.

A oposição ofereceu garantias também aos militares ao pedir pelo fim da repressão aos protestos. A resposta das Forças Armadas, no entanto, foi a reafirmação de lealdade ao regime, que entregou aos fardados o controle de setores estratégicos da Venezuela em troca de apoio. A oposição afirma que Edmundo González Urritia venceu a eleição com 67% dos votos e publicou cópias das atas que comprovariam a fraude eleitoral do chavismo. Ele desafiou Nicolás Maduro com o apoio de María Corina Machado, impedida de concorrer.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, chegou a reconhecer González como presidente eleito da Venezuela. Depois, o seu porta-voz Matthew Miller explicou que a posição americana é de pedir por transparência dos resultados e defender a transição pacífica de poder na Venezuela.

A estratégia americana parece focar em incentivos para que Nicolás Maduro deixe o poder e não em punições, como as sanções. Antes da eleição, os EUA chegaram a relaxar os embargos econômicos depois que o chavismo e a posição se comprometeram com as eleições, mas acabaram voltando atrás depois que o regime inabilitou opositores.

Com cinco meses até a posse na Venezuela, a posição americana pode mudar caso Donald Trump volte à Casa Branca. Quando presidente, ele intensificou as sanções depois da reeleição de Nicolás Maduro, nas eleições de 2018, também contestadas e reconheceu o então presidente da Assembleia Nacional Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Jogos Olímpicos de Paris-24 são encerrados com uma cerimônia mais tradicional

Passagem da bandeira olímpica para Los Angeles, a próxima sede dos Jogos, teve a aparição…

39 minutos ago

Brasileirão: Flamengo e Palmeiras ficam no 1 x 1. Bahia e São Paulo vencem seus jogos

Tricolor paulista faz 1 x 0 no Atlético-GO. Já o baiano derrotou o Vitória por…

2 horas ago

Doze corpos das vítimas do acidente com avião da VoePass são identificados

Um dos corpos foi liberado para que os familiares providenciem os trâmites legais do sepultamento

2 horas ago

Estados Unidos e China terminam Jogos de Paris-24 empatados em medalhas de ouro

É a primeira vez desde os Jogos de Atenas-1896 que duas nações ficam igualadas neste…

2 horas ago

“Casar e ser pai sempre foi o meu grande sonho”, compartilha Ravell Nava

Para finalizar o especial de Dia dos Pais, o empresário fala sobre esporte e exemplo…

2 horas ago

Adriana Chaves comemora aniversário em almoço com amigas

Em evento íntimo, celebração é marcada por alto-astral da aniversariante

3 horas ago