A CASACOR 2023 já chegou com o pé direito, quebrando recordes. Isso significa que o sucesso da 31ª edição é garantido — não que isso seja alguma surpresa. Ano após ano, o evento capitaneado pela tríade Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá volta a Brasília se reinventando e apresentando as tendências do universo da arquitetura e décor.
A temporada deste ano foi oficialmente inaugurada com a presença de 1.400 convidados, maior número de público registrado na abertura do evento, na Arena BRB Mané Garrincha. A imersão nos ambientes criados por profissionais renomados foi inspirada no tema Corpo & Morada.
O coquetel de lançamento teve apresentações musicais de Patricia Medeiros e Marcelo BG e, para deixar o tour pelos 49 espaços mais especial, o menu teve assinatura do Rio 40º.
Eliane, Moema e Sheila foram as anfitriãs da noite, ao lado dos 82 profissionais que assinam os ambientes, e receberam 0 CEO da CASACOR, André Cechin, que elogiou a mostra. A superintendente do Sebrae DF, Rose Rainha, a diretora-regional da Claro Centro-Oeste, Soraia Tupinambá, e o presidente da Arena BSB, Richard Dubois, também participaram da abertura oficial.
Os 288 pilares de concreto com três metros de altura que sustentam a arena esportiva pós-moderna transformaram-se em 6 mil m² da extensão do nosso corpo, o lar como ambiente fundamental para a saúde integral.
As criações revelam a identidade do morador a partir do olhar do profissional. Entre os estreantes do ano estão Vinícius Alano e Luciano Pena, da Três Arquitetura. Os dois, além de especialistas em arquitetura residencial, têm portfólio comercial e, para o evento, ficaram responsáveis pelo lounge GPS.
Nosso lounge chama atenção pelo enorme sofá, intencionalmente pensado para as pessoas se encontrarem para debates, festas, coquetéis e palestras. Desde o nascimento do portal, a CASACOR o convida a ter um espaço no evento.
Logo depois do local reservado para o GPS, imagens de Celso Júnior fazem parte do evento mais uma vez. Na Galeria, assinada por Matheus Silva Alves, os 35m² foram recheados pelos trabalhos do fotógrafo, que é um dos mais conceituados da capital federal.
Luciana Câmara e Adriana Melo exploram o tema da primeira morada, o ventre materno, em um espaço de 55m². Formas orgânicas e mobiliário fluido criam um ambiente acolhedor, destacando elementos como o closet aberto e um cabideiro suspenso feito de galho de árvore.
Uma das opções gastronômicas é o restaurante é o New by Dudu Camargo. O projeto ficou por conta de Orestes Blanco e Rosa Maranini, e celebra a poesia do concreto e a arte visual, com um ambiente de 260m². Cores neutras, paisagismo tropical e elementos de antiquário compõem um espaço atemporal e sofisticado.
Entre os veteranos está Maria Araújo. Pela terceira vez consecutiva na mostra, a arquiteta propõe uma sala de estar e jantar que convida os visitantes a explorar a casa como um espaço de conhecimento e autoconhecimento. Materiais naturais como linho, algodão, couro, madeira e pedra definem o ambiente, e uma poltrona de Ricardo Fasanello homenageia o designer brasileiro.
Novidades foram incorporadas à edição, para a alegria dos brasilienses assíduos no evento. Estética minimalista; presença da base vinílica em pisos, paredes e tetos; uso de materiais naturais como pedras e madeiras; aposta em estruturas pré-moldadas e o design biofílico singularidades deste ano. Para completar, a CASACOR Brasília apresenta uma inovadora política de sustentabilidade valorizando as boas práticas de gestão de resíduos sólidos.
A CASACOR está apenas começando e, por aqui, vamos acompanhar de perto a exposição e, claro, trazer para você atualizações e matérias especiais. Fique ligado!
Confira os registros da noite de estreia feitos por César Rebouças e João Pontes: