GPS Brasília comscore

Esquenta da folia: blocos fervem Funarte no fim de semana

E quem falou que o **pré-Carnaval de Brasília** vai parar? Depois de Anitta e do Bloco do Silva, a cidade entra definitivamente na folia pré-carnavalesca no **próximo fim semana**.

Para comemorar os 30 anos do movimento manguebeat – e a volta das festas de rua gratuitas na capital do país pós-pandemia –, **três blocos da cidade firmaram parceira** inédita e promovem três dias de festa, gratuita, no Eixo Cultural Ibero-Americano (**a antiga Funarte**), no Eixo Monumental.

**System Safadown**, **Suvaco da Asa** e **Cafuçu do Cerrado** realizam seus pré-carnavais entre sexta (3) e domingo (5) e prometem levar **milhares de foliões** para a rua.

O primeiro a estrear na “avenida” é o mais novo da turma, o System Safadown, que escolheu o sucesso Da Lama o Caos, dos ícones do manguebeat **Chico Science & Nação Zumbi** (PE), para batizar sua terceira edição. A folia do System começa às 16h de sexta-feira (3), com apresentações do DJ Formiga e da dupla de DJs Telma e Selma.

Logo depois, ainda no ritmo de festa, o palco recebe o show Mutante – Joana Duah canta Rita Lee, com participação especial da cantora Gaivota, e a banda System Safadown, com o auxílio luxuoso de Daniela Firme, Gaivota e Rafael Cury.

Fundadora do manguebeat, a banda Mundo Livre S/A (PE) é a grande atração do Suvaco da Asa, que domina a programação de sábado (4). Aos 17 anos, o bloco pioneiro do pré-carnaval brasiliense abre a festa às 9h30, com sua **versão infantil: o Suvaquinho**. Na animação da folia dos pequenos, a Oficina Percussiva Vivendo e Batucando e o grupo Patubatê.

À tarde, participam as DJs Laine D’Olinda (PE) e La Ursa (DF); o bloco AVenCemos, formado por foliões em diferentes estágios de recuperação do acidente vascular cerebral (AVC), e o grupo cultural Batukenjé (DF).

O tradicional desfile do Suvaco, sob o comando da Orquestra Marafreboi (DF) e com muito frevo, está previsto para 16h. O encerramento (18h) será com a Mundo Livre S/A.

No domingo (5), é a vez do há nove anos autointitulado **“bloco mais deselegante da cidade”**, o irreverente Cafuçu do Cerrado. Com o título A gente tá querendo vida boa!, em homenagem a hit de outro expoente do manguebeat, a banda Eddie (PE), o Cafuçu começa seu baile no melhor estilo brega às 14h.

![Lucas Formiga/Divulgação](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/carnaval_cafucu_do_cerrado_lucas_formiga_b2316ba3bc.jpg)

No palco, revezamento de atrações: DJ Mica, DJs Bagasystem, Sereia Sem Pé e Orquestra Cafuçu. No encerramento, supershow da banda Eddie, que convida a cantora pernambucana Karina Buhr.

Os **três blocos são gratuito**s e totalmente acessíveis para pessoas com deficiência. A estrutura dispõe de banheiros químicos (inclusive adaptados) e praça para compra de alimentos, bebidas e adereços carnavalescos.

Os pré-carnavais oficiais do System Safadown, Suvaco da Asa e Cafuçu do Cerrado contam com patrocínio do **Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)**.

**Guarde a dica:**

_Blocos de Brasília celebram, no pré-carnaval, os 30 anos do movimento manguebeat_

**Local:** Eixo Cultural Ibero-Americano (antigo Complexo da Funarte), no Eixo Monumental

**Quando:** De 3 a 5 de fevereiro

**Quanto:** Grátis

Veja também

No Portas Abertas, o povão, aquele que muita vez não …

Essa é uma discussão que não se esgota. Particularmente, guardo esse …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI