No coração de Brasília, o Lago Paranoá surge como uma fonte infinita de opções para a prática de atividades aquáticas — o cenário oferecido também não é de se queixar. Além dos notórios benefícios à saúde, exercitar-se dentro da água é uma ótima forma de se conectar com a cidade e com a natureza.
Por isso, o GPS | Brasília separou uma seleção de atividades aquáticas que você pode praticar, seja para relaxar ou para tomar uma dose extra de adrenalina. Os esportes no lago Paranoá vão dos mais calmos até os radicais.
Natação em águas abertas – Jacanoá Natação
O projeto Jacanoá surgiu com o intuito de atender a diversas faixas etárias, oferecendo aulas de natação no lago com um propósito que vai além do exercício físico. Eles buscam oferecer a melhora na qualidade de vida dos participantes, desenvolvendo consciência ecológica, prevenindo acidentes em ambientes aquáticos e promovendo a integração social.
O projeto propõe a prática da natação como esporte e qualidade de vida, incluindo o ensino de técnicas de salvamento e preparação para maratonas aquáticas, aquathlon, triathlon e esportes relacionados às águas abertas.
Ver essa foto no Instagram
Caiaque e esportes sobre pranchas – Adventure Club Bsb e Clube do Vento
Quando o assunto é atividade aquática, as pranchas logo vêm à mente, já dizia a banda brasiliense Natiruts “Eu sou surfista do lago Paranoá”. E além delas, também é fácil lembrar dos famosos caiaques. Diversas modalidades se enquadram nessa categoria e podem ser praticadas nas águas da capital.
O Clube do Vento fica no Clube Naval De Brasília e oferece aluguel de Stand Up Paddle (SUP), curso e aluguel de windsurf, aulas de kitesurf, além do foil surf, uma modalidade que usa o empuxo e a montagem para que a prancha seja elevada acima do nível da água.
Ver essa foto no Instagram
Outra opção para praticar os esportes com pranchas e também o caiaque é o Adventure Club Bsb, localizado nas dependências do Clube Adepol. Lá é possível fazer stand up paddle (SUP), windsurf, kitesurf, surf foil e, claro, andar de caiaque.
Ver essa foto no Instagram
Mergulho no Lago Paranoá – Prime Divers e Escola de Mergulho ECO-DIVERS
Muita gente não sabe, mas é possível sim mergulhar no Lago Paranoá. O local apresenta diversos atrativos, como a Ponte JK, e a popularidade é justificada pelo fácil acesso e pela diversidade do terreno aquático, oferecendo opções para todos os níveis de mergulhadores.
Além disso, pelas características do lago, Brasília é uma ótima opção para treinamentos.
A Prime Diver é um Centro de mergulho que nasceu com o objetivo de proporcionar a mais alta qualidade em seus serviços. Sob os cuidados do casal de mergulhadores Josué e Tatiane, a escola se destaca por criar um ambiente agradável, amistoso e familiar.
Com instrutores e equipe capacitados, submetidos aos mais rigorosos padrões de treinamento, a escola foca na qualidade do ensino, na individualidade de cada aluno e na segurança total.
Ver essa foto no Instagram
Outra opção para cursos de mergulho é a Escola de Mergulho ECO-DIVERS. Eles atendem do iniciante ao avançado e também aproveitam o Lago Paranoá como local de prática. A escola possui o certificado de mergulho PADI, podendo credenciar alunos a mergulharem em todo o mundo.
Ver essa foto no Instagram