GPS Brasília comscore

Espetáculo Um Jardim para Tchekhov é apresentado no CCBB Brasília

Com Maria Padilha e Olivia Torres no elenco, peça promove reflexões sobre os dias atuais

A partir do dia 9 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília será palco do espetáculo Um Jardim para Tchekhov, com texto de Pedro Brício e direção de Georgette Fadel. A peça inédita, com um elenco de peso, promete uma experiência teatral única ao mesclar comédia, lirismo e drama, em uma trama que explora a impermanência da vida, o enfrentamento das dificuldades e a força do sonho. A temporada vai até o dia 2 de fevereiro.

Com nomes como Maria Padilha e Olivia Torres no elenco, a história gira em torno de Alma Duran, uma consagrada atriz de teatro que atravessa um momento de crise pessoal e profissional. Depois de três anos desempregada, Alma se muda para um condomínio em Botafogo, no Rio de Janeiro, onde vive com sua filha, a médica Isadora, e seu genro, Otto (Erom Cordeiro), delegado de polícia. Para lidar com as dificuldades financeiras, Alma começa a dar aulas de teatro para Lalá (Iohanna Carvalho), que se torna sua confidente.

Apesar das adversidades, Alma mantém viva a chama do sonho. Ela deseja montar O Jardim das Cerejeiras, uma das obras mais emblemáticas de Anton Tchekhov. 

Um jardim para Tchekhov | Foto: Divulgação/Guto Muniz

A direção de Georgette Fadel reforça a sensação de transitoriedade, um dos elementos centrais da peça, enquanto a cenografia reflete essa fluidez com a utilização de elementos móveis, como bonecos João Bobo que representam personagens e o vento como um “integrante” da montagem. 

Um encontro entre realidade e fantasia

A peça também explora questões sociais, raciais, ambientais e de violência, mas é marcada por uma leveza que reflete a liberdade de sonhar, não de forma ingênua, mas como uma forma de resistência e superação das adversidades. “Embarcamos nas fantasias e medos dos personagens, mas a leveza de sonhar se sobrepõe”, destaca a diretora.

Embora Um Jardim para Tchekhov evoque a obra de Anton Tchekhov, a peça não é uma adaptação de suas peças, mas sim uma reflexão sobre como o espírito do autor ressurge em tempos contemporâneos, que carrega um tom tchekhoviano, especialmente nas tensões sociais e nas situações patéticas e de afeto. As questões existenciais e a busca por um futuro melhor permanecem atemporais, tanto no contexto russo de Tchekhov quanto no Brasil de hoje. O espetáculo promete ao público uma jornada de descobertas, onde a arte e o teatro se tornam formas de resistência e esperança.

Um jardim para Tchekhov | Foto: Divulgação/Guto Muniz

Serviço:

Onde: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Setor de Clubes Sul

Quando: de 9 de janeiro a 2 de fevereiro, de quinta a sábado, às 19h30, e domingo, às 17h 

Ingressos: R$ 30 (inteira), e R$ 15 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência)

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI